O deputado federal Alfredo Gaspar (UB) deve ter recebido com desdém a informação de que Alagoas teve um carnaval seguro. Segundo balanço, no período carnavalesco houve uma redução de 73% nos homicídios, decréscimo histórico desde o ano de 2012.
Armamentista e bolsonarista, Gaspar tem discurso raso quando se trata de diminuir a violência. Em dezembro de 2021, quando era secretário de Segurança de Alagoas, declarou que a redução da violência era resultado do trabalho duro das Forças de Segurança, aliado ao investimento feito pelo Governo do Estado.
Vale frisar que, em 2022, não houve carnaval em Alagoas, e mesmo assim, a pasta chefiava por Gaspar, na época, não conseguiu coibir homicídios. Foram 20 casos em época fora de carnaval, contra 14 agora, em plena retomada da folia.
Alfredo Gaspar foi secretário de segurança do dia 1 de janeiro de 2015 a 22 de março de 2016 e de 8 de janeiro de 2021 a 21 de março de 2022. Se elegeu a partir de propagandas sobre seu trabalho na Segurança Pública, esquecendo que o combate à criminalidade também é um trabalho conjunto com incremento na educação, emprego e lazer à população.