A insatisfação da população de Poço das Trincheiras atinge níveis alarmantes devido à ausência de liderança efetiva por parte do atual gestor municipal, Valmiro Costa. Os cidadãos acusam a administração de ser conduzida por membros da família do prefeito, configurando uma prática de nepotismo. Seu filho ocupa o cargo de secretário de governo, sua esposa é secretária de saúde e o marido de sua neta atua como secretário de transportes, o que faz com que esses parentes se tornem os verdadeiros prefeitos, impondo suas vontades, perseguindo opositores e deixando o prefeito em um papel meramente simbólico.
A conivência da Câmara de Vereadores agrava ainda mais a situação, uma vez que os legisladores criam e aprovam leis com o intuito de beneficiar a gestão familiar. A comunidade local está atônita diante do tratamento dispensado aos recursos públicos, que são utilizados como propriedade particular. Projetos de lei de crédito especial no valor de R$ 2.725.000,00 (dois milhões, setecentos e vinte e cinco mil reais) foram aprovados especificamente para as pastas ocupadas pela esposa e pelo filho do prefeito, permitindo que gastem os recursos de acordo com suas próprias vontades.
Diante desse cenário, a população tem se mobilizado em busca de justiça, almejando pôr fim à farra familiar que resulta no uso indevido dos recursos públicos e na privação de serviços básicos essenciais, como saúde, infraestrutura viária e educação. Alguns munícipes chegaram a cogitar a invasão do prédio da prefeitura municipal como forma de protesto, porém foram impedidos pelas autoridades locais, que se comprometeram a liderar o movimento e tomar as devidas providências através dos meios legais. A população aguarda ansiosamente por ações concretas para solucionar essa grave crise administrativa que assola Poço das Trincheiras.