Açafrão benefícios

O açafrão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados ou feiras livres, sendo usado principalmente na culinária e no preparo de chás.

O açafrão é uma planta medicinal que tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo vários benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de TPM, ajudar no controle da diabetes, promover o emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo. Pensando nisso, o jornal destaca benefícios do Açafrão-

Combater a depressão
Alguns estudos [1,2] têm demonstrado que a crocina e o safranal, compostos presentes no açafrão, têm ação semelhante a alguns remédios antidepressivos, como a fluoxetina e imipramina, pois ajudam a inibir a recaptação da dopamina e da noradrenalina, dois tipos de neurotransmissores que regulam o humor.
Desta forma, o açafrão pode auxiliar no tratamento da depressão, da ansiedade e de alterações de humor.

Artigos relacionados

Aliviar os sintomas da TPM
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antidepressivas, o açafrão pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas mais comuns da TPM, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, cólica e desejo por alimentos doces.

Prevenir a doença de Parkinson
O efeito antioxidante e anti-inflamatório da crocetina, presente no açafrão, ajuda a proteger os neurônios, podendo prevenir e até ajudar no tratamento da doença de Parkinson, melhorando a falta de coordenação motora. No entanto, ainda são necessários estudos que comprovem esse benefício.

Botão Voltar ao topo