Arthur Lira Filho, de 23 anos, tem o sonho de se tornar chef de cozinha, enquanto Maria Luiza Cavalcante, de 25 anos, vende biquínis, maiôs e correntes banhadas a ouro. O que une esses jovens é o fato de serem filhos de figuras influentes na política brasileira. Arthur é filho de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, enquanto Maria Luiza, conhecida como Malu, é filha de Luciano Cavalcante, ex-assessor de Lira e alvo de uma recente investigação da Polícia Federal por desvios milionários no Ministério da Educação.
Apesar de não terem qualquer experiência no ramo da publicidade, em 2021 Arthur Filho e Malu decidiram abrir juntos uma empresa em Brasília para intermediar contratos de publicidade firmados com o governo federal. Na época, seus pais desfrutavam de grande prestígio na administração do presidente Jair Bolsonaro. Lira, aliado do então presidente e líder do Centrão, grupo político que o governo havia cedido, acabara de ser eleito presidente da Câmara. Luciano, principal assessor e homem de confiança de Lira desde o início de sua carreira política em Alagoas, circulava livremente por alguns dos gabinetes mais importantes da Esplanada dos Ministérios.
Embora Arthur e Malu não tivessem experiência prévia no mercado, a empresa recém-criada chamada Omnia360º começou a fazer sucesso imediato. Lira e Luciano pessoalmente abençoaram o negócio, comparecendo à festa de lançamento da empresa, onde estavam presentes figuras importantes da área de publicidade do governo, que se tornariam peças-chave para o rápido crescimento da Omnia360º.
A partir desse momento, ficou claro para aqueles que decidiam sobre os recursos federais de comunicação que atender à Omnia significava agradar a Arthur Lira pai. E deu muito certo. Os números comprovam o sucesso meteórico da empresa. Em 2021, ano de sua criação (e do mandato de Bolsonaro), e em 2022, último ano do mandato de Bolsonaro, as empresas representadas pela Omnia360º lucraram com contratos lucrativos para veiculação de propaganda do governo federal.
Planilhas obtidas revelam que apenas três dessas empresas receberam um total de R$ 34,8 milhões, resultando em comissões substanciais para a recém-criada empresa dos jovens empreendedores.
A Omnia360º funciona como uma espécie de corretora de publicidade. Ela não recebe diretamente dinheiro do governo, mas atua na tarefa de atrair verbas para veículos de comunicação interessados em lucrar exibindo propagandas oficiais. Portanto, ela recebe uma parte dos valores que saem das agências contratadas para fazer a publicidade governamental e são destinados a esses veículos escolhidos, como rádios, TVs, sites ou empresas que exibem propaganda em outdoors ou painéis eletrônicos em locais de grande circulação. A comissão para quem faz a intermediação, como a Omnia, geralmente gira em torno de 20%.
A empresa de Arthur Filho e Malu Cavalcante representa um grupo desses veículos, sendo os principais a Gestão Publicidade e a RZK Digital, especializadas em exibir propaganda em espaços externos, e a OPL, que distribui publicidade na internet.
A Gestão Publicidade é um caso curioso. Parceira da Cufa, a Central Única das Favelas, a empresa administra espaços publicitários em áreas públicas de comunidades como a Rocinha, no Rio de Janeiro. Em 2020, a empresa recebeu do governo federal R$ 468 mil. No ano seguinte, quando a Omnia360º foi criada e passou a representá-la em Brasília, esse valor quintuplicou, chegando a R$ 2,6 milhões. Em 2022, continuou alto em comparação com o período anterior à parceria com a empresa dos filhos de Arthur Lira e Luciano Cavalcante.
A RZK Digital, por sua vez, foi fundada praticamente ao mesmo tempo que a Omnia, em 2021. Naquele mesmo ano, ela recebeu R$ 1,7 milhão em verbas federais de propaganda. No ano seguinte, deu um salto impressionante, atingindo a cifra de R$ 9,5 milhões. A OPL é outro exemplo que ilustra o impacto positivo da parceria com a Omnia360º na atração de publicidade oficial. A empresa recebeu pouco mais de R$ 1 milhão em 2020, mas esse valor saltou para R$ 10 milhões em 2021 e R$ 8,2 milhões em 2022. Portanto, desde que a Omnia foi aberta e passou a representá-la, a empresa garantiu um total de R$ 18,2 milhões em verbas federais.
No contexto institucional, Arthur Lira Filho e Malu Cavalcante atuam como os representantes públicos da empresa. Como eles não tinham experiência no ramo, trouxeram para a sociedade a publicitária Ana Magalhães, que possui vasta experiência na área de propaganda governamental. Por muitos anos, ela cuidou dos contratos de publicidade do Ministério da Saúde, que se tornou um reduto do Partido Progressista (PP), partido de Arthur Lira, durante o governo de Michel Temer. Na foto que acompanha esta reportagem, Malu, Arthurzinho e Ana posam na sede da Omnia.
A função de Ana é cuidar do dia a dia da Omnia360º, enquanto Arthur e Malu são responsáveis por abrir portas. O filho do presidente da Câmara, por exemplo, costumava representar a empresa em reuniões com altos funcionários de ministérios e empresas estatais. Entre os órgãos nos quais a Omnia360º conseguiu emplacar seus veículos parceiros estão o próprio Ministério da Saúde, como revelou o jornal Folha de S.Paulo, e o Ministério da Cidadania. A lista também inclui empresas públicas como a Caixa Econômica Federal. A existência da sociedade entre o filho de Arthur Lira e a filha de Luciano Cavalcante foi revelada em julho de 2021 pelo site Congresso em Foco. No entanto, até agora não se sabia a extensão nem os valores dos contratos intermediados por eles.
Considerando apenas os valores recebidos pela OPL, pela RZK e pela Gestão Publicidade, a empresa da qual Arthur Lira Filho é sócio recebeu cerca de R$ 7 milhões como comissão, levando em conta a porcentagem adotada pelo mercado para remunerar serviços de intermediação, como o da Omnia.
Investigação policial A relação íntima entre Arthur Lira e Luciano Cavalcante, pais de Arthurzinho e Malu, ganhou mais destaque com a Operação Hefesto, deflagrada pela Polícia Federal no início de junho para investigar suspeitas de desvio de recursos destinados à compra de kits de robótica pelo Ministério da Educação. Durante a investigação, os policiais descobriram um casal ligado ao esquema que fazia entregas de dinheiro vivo em Brasília e Alagoas. Entre os endereços visitados pelo casal, como revelado pelo Metrópoles, está uma sala comercial em Maceió ocupada por Luciano Cavalcante, pai de Malu e homem de confiança de Arthurzinho Lira.