Enredo de escola, Sérgio Cabral diz se vai desfilar no carnaval de 2024

Em casa desde dezembro, com uso de tornozeleira eletrônica e impedido de sair do país, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi surpreendido com a informação de que será tema de desfile no carnaval do próximo ano. A escola de samba União Cruzmaltina, formada por torcedores do Vasco da Gama — time de coração de Cabral — abordará em seu enredo a infância e vida política do ex-governador. O ex-político afirmou estar entusiasmado com a possibilidade de voltar à cena do carnaval carioca após sete anos ausente (seis deles na prisão e um cumprindo prisão domiciliar). Ao EXTRA, Cabral disse que aceitou o convite do presidente da agremiação, Rodrigo Brandão, e desfilará no carro alegórico pela Série Prata, que equivale à terceira divisão do carnaval.

— Fiquei muito feliz com essa homenagem. A recebi com muito carinho. Não esperava por isso, eu não conhecia o presidente Rodrigo Brandão. Desfilo desde os meus 10 anos. A primeira vez que desfilei foi em 1973, na Avenida Presidente Vargas. Na época, pela escola do bairro do meu pai, em Calcante. A escola chama-se em cima da hora. Ela existe até hoje. E, curiosamente, estaria hoje no que seria grupo especial. Dos meus 60 anos, 50 passei vivendo o samba — afirmou o ex-governador.

Cabral, atualmente com mais de 26 mil seguidores no Instagram, foi condenado há 400 anos de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, pela Operação Lava-Jato. No entanto, após uma decisão da 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), em fevereiro, o ex-governador foi liberado até da prisão domiciliar — mas não inocentado.

Sérgio Cabral disse “ter noção” de que sua trajetória na vida política atraiu amores e desamores. Mas, que não teme ser vaiado ou hostilizado no desfile. “Acredito no processo democrático”, esclareceu.

— Com certeza, eu, minha família, amigos e pessoas que gostam de mim estarão no desfile. Acredito no processo democrático. Vamos curtir o carnaval, curtir o desfile, mas com pensamento positivo. Acredito nas divergências, mas num plano civilizado. Não posso ter esse tipo de temor sendo um apaixonado pelo carnaval — afirmou.

Em divulgação nas redes sociais nesta quarta-feira, na qual a agremiação informa que o enredo será revelado oficialmente no próprio domingo, um vídeo traz uma série de imagens associadas à gestão de Cabral, como as obras da linha 4 do metrô e as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Segundo Rodrigo Brandão, presidente da escola, o desfile vai contar a história do ex-governador “desde a infância, passando pelo jornalismo e adentrando em sua vida pública”. O dirigente classifica Sérgio Cabral, que saiu da cadeia em dezembro do ano passado, como “um dos maiores políticos da história do nosso país” e o “melhor governador” que o Rio já teve.

Sair da versão mobile