Principais benefícios do queijo para a saúde

Para fazer queijo é necessário coalhar o leite, um processo no qual a parte sólida, constituída por gorduras e proteínas, é separada dos líquidos. Dependendo do tipo de coalho e do tempo de envelhecimento, é possível ter queijos mais moles, como o cottage e a ricota, ou mais duros, como o cheddar, parmesão ou azul, por exemplo.

O queijo é uma ótima fonte de proteína e cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino. Para quem possui intolerância a lactose e gosta de queijo, optar por queijos mais amarelos e envelhecidos como o parmesão é uma solução porque possui muito pouca lactose e pode ser uma ótima fonte de cálcio especialmente. Pensando nisso, o jornal destaca alguns benefícios, segue a baixo;

Previne o câncer de intestino
O butirato, que se forma no intestino devido à digestão do queijo, que facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais, evitando que ocorram mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer.
Além disso, esta substância também diminui o pH do intestino, diminuindo as chances de surgirem alterações malignas nas células.

Regula o trânsito intestinal
Da mesma forma que o iogurte, o queijo também possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando o surgimento de problemas como prisão de ventre ou diarreia.
Dessa forma, este é um alimento que ajuda a aliviar o desconforto de algumas doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn.

Fortalece os ossos e dentes
Fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, evitando problemas como a osteoporose. Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio e por ajuda nessa função.
Porém, o queijo é mais adequado que os outros derivados pois possui uma mistura de proteínas e vitaminas B que facilitam a absorção do cálcio no organismo.
Quanto aos dentes, além de ser rico em cálcio, o queijo também protege contra a erosão de ácidos presentes em alimentos como o chá, café, vinho ou refrigerantes.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo