Cabe ressaltar que o Japão é o maior comprador de carne de frango proveniente de Santa Catarina. Seguindo o protocolo japonês, é necessário aguardar um período de 28 dias após a suspensão para que a autoridade sanitária japonesa realize uma análise e dê o aval para a retomada das vendas. Dessa forma, a importação não é automaticamente restabelecida e ainda depende da aprovação do Japão.
Até o momento, foram registrados no estado de Santa Catarina dez focos de influenza aviária, sendo nove em aves silvestres e um em aves de subsistência. No entanto, é importante ressaltar que a ocorrência dessa infecção em aves silvestres e domésticas de subsistência não compromete a condição do Brasil como país livre da doença, de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Mesmo assim, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão optou por suspender a importação de aves vivas e carne de aves de Santa Catarina em julho, até que informações detalhadas sobre o caso fossem fornecidas.
Devido à importância das exportações de frango e ovos para o Japão, diversas ações foram realizadas para resolver a situação. Em julho, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve em Santa Catarina a convite da Secretaria de Articulação Internacional do estado para participar de reuniões e atividades com o objetivo de aproximar ainda mais os dois países. Além disso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também visitou o país asiático e abordou o assunto.
Finalmente, um novo acordo entre os governos do Brasil e do Japão definiu que as restrições de exportação de carne de frango e ovos serão limitadas apenas aos municípios onde forem detectados casos de influenza aviária, não mais abrangendo todo o estado de Santa Catarina.
As exportações desses produtos para o Japão representaram uma importante fonte de receita para Santa Catarina no ano passado, totalizando aproximadamente US$ 310,8 milhões, o que corresponde a 14,75% da receita total dessas exportações. Portanto, a retomada das vendas de carne de frango para o Japão é uma notícia esperada e muito bem-vinda para o estado catarinense, que agora aguarda o aval do governo japonês para que as exportações possam ser normalizadas e a economia local possa continuar sendo impulsionada por essa importante indústria.