Durante o evento, a New China Research (NCR), think tank da agência de notícias chinesa Xinhua, divulgou dois relatórios de pesquisa sobre o pensamento econômico de Xi Jinping e a teoria da Segunda Integração do Partido Comunista da China (PCCh). O presidente da Agência de Notícias Xinhua e presidente executivo do Fórum de Mídia do BRICS, Fu Hua, afirmou que os dois relatórios são conquistas inovadoras no estudo do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era.
Durante o evento, Christopher Mutsvangwa, membro do Birô Político do Comitê Central da União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF) e secretário de informação e comunicação da Zanu-PF, destacou as oportunidades que o Brics oferece aos países em desenvolvimento, como novos mercados de bens e serviços, fontes de capital para financiar o desenvolvimento econômico, tecnologias avançadas que promovem a informação e a inclusão financeira.
Cheikh Tidiane Gadio, ex-ministro das Relações Exteriores do Senegal e presidente do Instituto de Estratégias Pan-Africanas, ressaltou o apoio da China à industrialização da África e sua contribuição para melhorar a capacidade de produção de produtos industriais em vários países africanos. Gadio também enfatizou que a cooperação entre a África e a China tem moldado o modelo de desenvolvimento e beneficiado ambos os povos.
O presidente da Empresa de Comunicação do Brasil, Helio Doyle, destacou a contribuição do Fórum de Mídia do BRICS para ampliar a voz internacional dos estados-membros e promover a globalização, com a paz e a cooperação como principais objetivos. Já Iqbal Surve, presidente executivo da Independent Media da África do Sul, afirmou que a diversidade cultural das nações do BRICS enriquece as conversas globais e defende uma nova ordem mundial inclusiva, cooperativa e justa.
O Fórum de Mídia do BRICS foi proposto pela Agência de Notícias Xinhua em 2015 e iniciado em conjunto com os principais meios de comunicação do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. O 6º fórum, coorganizado pela Agência de Notícias Xinhua e pela China Energy Investment Corporation, teve como objetivo promover a cooperação prática entre os meios de comunicação dos países do BRICS.
O evento foi considerado uma plataforma importante para os países em desenvolvimento expressarem suas perspectivas e aspirações, além de discutirem a superação dos desafios que enfrentam. A cooperação entre os membros do BRICS fortalece o papel dessas nações no cenário internacional e busca criar um mundo mais equitativo e colaborativo.