MACEIÓ – Prefeitura de Maceió promove Bienal da Educação com destaque para ações escolares.

No último sábado, a Secretaria de Educação de Maceió promoveu uma roda de conversa com professores da rede pública municipal de ensino. O objetivo do evento foi destacar o trabalho desses profissionais e socializar as ações escolares que têm trazido resultados positivos.

Durante a atividade, foram apresentadas oito ações escolares de diferentes unidades públicas de ensino. A coordenadora da Diretoria de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Juliane Medeiros, ressaltou a importância de compartilhar práticas bem-sucedidas e como elas têm impactado nos processos de aprendizagem.

“Estamos trazendo professores que são escritores, com ideias inovadoras e atividades diversas, para que nossos processos de letramento e alfabetização sejam fortalecidos junto às crianças. É fundamental que essas práticas sejam apresentadas para que outros professores possam usá-las em suas salas de aula”, afirmou Medeiros.

Para os professores participantes, o evento representou uma oportunidade de valorização e reconhecimento de seus trabalhos. A professora Adda Pereira, da Escola Municipal Luiz Pedro II, destacou a importância de apresentar seu método de utilizar textos rimados no processo de alfabetização.

“É muito importante participar de um evento assim, porque é um momento de valorização. Meu trabalho visa desenvolver a leitura, escrita e oralidade das crianças e espero que ele possa auxiliar outros professores nesse processo”, disse Pereira.

Outra ação apresentada no evento teve como objetivo refletir sobre as metodologias de aprendizagem, envolvendo os alunos como protagonistas do processo. A professora Janine Cardeal, da Escola Municipal Jarede Viana, explicou como desenvolveu atividades para ampliar o conhecimento sobre gêneros textuais.

“Nós propusemos atividades como rodas de conversa, exposições dialogadas e organização da sala por estações, para que os alunos pudessem se envolver diretamente no processo de aprendizagem. Assim, eles têm a oportunidade de aprender de diferentes maneiras”, relatou a professora.

Além das experiências compartilhadas pelos professores, o evento contou com uma exposição de fotos sobre a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que faz parte das ações promovidas pela Secretaria de Educação de Maceió. A exposição também apresentou informações sobre a Semed, como endereço, telefone e horário de atendimento.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação busca valorizar o trabalho dos professores da rede pública municipal de ensino e incentivar a troca de experiências entre eles. A roda de conversa é uma excelente oportunidade para que os profissionais possam apresentar suas práticas bem-sucedidas e contribuir para a melhoria da qualidade da educação em Maceió.

Sair da versão mobile