A experiência digital imersiva proporcionará aos usuários a vivência de um concerto em um ambiente de jogo, ao invés de uma réplica digital do local onde a orquestra e o coral se apresentam. Os participantes serão recepcionados pelo avatar do Padre Omar, reitor do Santuário, e poderão explorar virtualmente o monumento do Cristo Redentor, interagindo uns com os outros durante a apresentação. O concerto contará com a participação do Coro da Princesa, o coral oficial do Cristo Redentor, e será regido pelo maestro Leonardo Randolfo.
Um dos benefícios de realizar o concerto no metaverso é a inclusão de pessoas com deficiência motora, que poderão vivenciar a experiência visual do Santuário Cristo Redentor e o concerto, tendo como trilha sonora obras de Mozart, como a “Missa da Coroação” e a “Eine Kleine Nachtmusik”.
A Escola de Música Cristo Redentor será administrada pelo Instituto Movarte, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. O objetivo é oferecer um ensino de música acessível a todas as camadas sociais, com padrões internacionais de qualidade. O projeto da escola está sendo elaborado em conjunto com os parceiros e o lançamento oficial está previsto para outubro, mês do aniversário do Cristo Redentor.
A presidente do Instituto Movarte, Amanda Coelho Albuquerque, destacou a abrangência da escola, que terá departamentos e polos espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. Além disso, a escola buscará talentos por meio de bolsas integrais e cursos gratuitos, visando atender crianças, jovens, adultos e idosos.
Dom Orani João Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, ressaltou que trabalhar com a música é uma forma de melhorar o mundo. O uso do metaverso no lançamento da escola permite atingir o coração da juventude e espalhar a beleza da arte e da música pela cidade, elevando-a cada vez mais. Padre Omar, presidente da escola de música, enfatizou que a instituição tem como objetivo difundir a música e proporcionar acesso aos talentos que serão descobertos.
O desafio de criar um metaverso que reproduzisse fielmente o ambiente aos pés do Cristo Redentor demandou um mês de trabalho da equipe da empresa MetaMundi. A Sala Cecília Meirelles contará com uma área de experiência de realidade virtual, permitindo ao público estar presente no evento e participar do metaverso através de óculos de realidade aumentada.
O lançamento do metaverso para o show no Monumento Cristo Redentor está marcado para as 19h. Essa nova forma de vivenciar um concerto, aliada à música e à inclusão, promete tornar essa experiência única e marcante tanto para os presentes na sala quanto para aqueles que estiverem no metaverso. A vista do Cristo, seja no mundo real ou no metaverso, será com certeza uma das mais bonitas do mundo.