BRASIL – Ministro afirma que o Voa Brasil, programa de incentivo ao turismo, será lançado neste mês de forma oficial.

O governo brasileiro planeja lançar o programa Voa Brasil ainda em agosto com o objetivo de democratizar o acesso a passagens de avião por um custo estimado de R$ 200 por trecho voado. Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, o programa deve beneficiar inicialmente os aposentados e pensionistas. A ideia é que o governo ajude a gerenciar as passagens ociosas das companhias aéreas, principalmente durante a baixa temporada.

Para participar do programa, os beneficiários terão acesso a um aplicativo onde poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho. A intenção é começar gradualmente, priorizando os aposentados e pensionistas, que já representam um bom número de pessoas. O governo pretende operar o programa em conjunto com o Ministério do Turismo, buscando também descontos em hotéis durante os períodos de baixa temporada.

De acordo com o ministro, o programa Voa Brasil será acompanhado por medidas para preparar os aeroportos para receberem um fluxo maior de passageiros. A expectativa do Ministério é oferecer pelo menos 50 mil passagens por mês a R$ 200.

Márcio França também comentou sobre a empresa 123Milhas, que anunciou o cancelamento da emissão de passagens para embarque entre setembro e dezembro deste ano. O ministro afirmou que está em conversa com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e com o Ministério do Turismo para buscar uma solução para o problema. Embora a proibição não seja considerada a melhor opção, o ministro destacou a importância de regulamentar a atividade, pois lida com o sonho das pessoas.

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) notificou a empresa 123Milhas para prestar esclarecimentos sobre a suspensão da emissão de passagens. Segundo a secretaria, a empresa deve garantir um reembolso que não prejudique os consumidores, e a opção por vouchers não deve ser imposta.

Além disso, o ministro Márcio França ressaltou a importância das hidrovias para o desenvolvimento do país. Ele destacou que com mais recursos e conhecimento, o Brasil poderia ter até 45 mil km de hidrovias, em vez dos atuais 17 a 18 mil km. O governo está focado em investir na Região Norte, buscando melhorar os estaleiros e os barcos utilizados para o transporte de pessoas na região.

Em resumo, o programa Voa Brasil tem o objetivo de democratizar o acesso a passagens aéreas por um custo acessível. O governo planeja operar em conjunto com o Ministério do Turismo e busca preparar os aeroportos para receber um maior fluxo de passageiros. Além disso, o ministro dos Portos e Aeroportos também está buscando soluções para o cancelamento de passagens pela empresa 123Milhas e destacou a importância das hidrovias para o desenvolvimento do país.

Botão Voltar ao topo