ALAGOAS – O Governo de Alagoas anuncia mais uma fase do programa Bombeiro Mirim, visando capacitar adolescentes para atuarem como futuros bombeiros.

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (23) mais uma etapa do programa Bombeiro Mirim. O objetivo da iniciativa é auxiliar na formação integral de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa é coordenado pelo Programa Vida Nova nas Grotas, Corpo de Bombeiros Militar e Gabinete de Segurança Institucional.

Nesta nova etapa, serão beneficiados 50 alunos entre 12 e 16 anos da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, localizada no Benedito Bentes, próxima à Grota do São Cristovão. Durante os próximos seis meses, eles participarão de atividades que englobam noções de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento aquático, educação ambiental, prevenção de acidentes, defesa civil, combate às drogas, entre outros temas.

O evento de lançamento contou com a presença do governador Paulo Dantas, da coordenadora do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wolbeck Amorim, e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro, além de outras autoridades, professores e familiares dos alunos participantes.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância da transversalidade do programa, que envolve diversas secretarias, como a de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Segundo ele, essa união de esforços tem como objetivo proporcionar aos alunos uma maior capacidade de aprendizado e formação como cidadãos.

Marina Dantas, coordenadora do Vida Nova nas Grotas, destacou a importância do programa para reduzir a vulnerabilidade social na comunidade. Ela ressaltou a satisfação em ver as crianças e adolescentes terem a oportunidade de aprender e, quem sabe, se tornarem futuros bombeiros.

Durante a solenidade, foram entregues kits de fardamento aos bombeiros mirins e prestada uma homenagem ao ex-bombeiro mirim Gustavo José da Silva, que salvou a vida de seu irmão graças aos ensinamentos do programa.

O coronel Walbeck Amorim, comandante do Corpo de Bombeiros, ressaltou que o Bombeiro Mirim tem se mostrado um instrumento valioso para fortalecer e enriquecer a vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O programa Bombeiro Mirim teve início em 2001, com uma segunda edição em 2010. Os critérios de seleção para os alunos dessa nova turma foram frequência escolar mínima de 80% e moradia nas comunidades próximas à escola. As aulas serão realizadas duas vezes por semana.

Al

Botão Voltar ao topo