BRASIL – A Transpetro lançará, em janeiro, edital para construção de 25 navios.

A Petrobras Transporte (Transpetro) anunciou que pretende lançar um edital no próximo mês de janeiro para a contratação de 25 navios que serão construídos no Brasil. A empresa tem como objetivo ampliar sua frota própria e atender prioritariamente à holding Petrobras, contribuindo para reduzir custos de afretamento e fortalecer o protagonismo da Transpetro na retomada da indústria naval brasileira.

A informação foi divulgada pelo presidente da companhia, Sérgio Bacci, durante a abertura da Navalshore 2023, evento realizado no Rio de Janeiro. Segundo Bacci, para fortalecer a indústria naval é necessária uma política de Estado de longo prazo, que inclua linhas de créditos acessíveis, regras adequadas de conteúdo local e encomendas públicas e privadas perenes.

A Transpetro está desenvolvendo, em conjunto com a Petrobras, o programa TP 25, que prevê a contratação de pelo menos 25 embarcações para cabotagem. Essa iniciativa visa apoiar a geração de encomendas de médio e longo prazo no Brasil, estimulando assim a indústria naval do país.

Além disso, a Transpetro pretende levar sua expertise em logística para buscar novos negócios e estabelecer parcerias. A empresa está atualmente negociando a assinatura do primeiro memorando de intenções internacional com a Suriname’s National Energy, Oil and Gas Company (Staatsolie), estatal daquele país, para avaliar possibilidades de negócios.

Bacci ressaltou que a Transpetro pode ser um ator importante para apoiar países que estão se desenvolvendo na questão logística. A empresa está em conversas com representantes da Argentina e da Guiana, entre outros países, buscando novos clientes no Brasil e no exterior.

A iniciativa da Transpetro em ampliar sua frota própria de navios construídos no Brasil é uma medida importante para fortalecer a indústria naval do país e contribuir para a redução de custos no setor. Além disso, a empresa está buscando oportunidades de negócios e parcerias internacionais, o que pode trazer benefícios não só para a Transpetro, mas também para o desenvolvimento econômico do Brasil. A expectativa é que o edital para contratação dos navios seja lançado em janeiro do próximo ano, dando início a mais um passo na retomada da indústria naval brasileira.

Sair da versão mobile