ALAGOAS – Neste sábado, Hemoal realiza coleta externa de sangue no Pilar, em Alagoas. Uma iniciativa do Governo Estadual.

No último sábado (26), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou mais uma ação itinerante de coleta externa de sangue, desta vez no município do Pilar. O objetivo da iniciativa foi manter o estoque de sangue abastecido para atender às maternidades e hospitais da região. A coleta aconteceu das 8h às 16h, na Escola Municipal Renato de Mendonça, localizada na Rua Edite França, no bairro Chã do Pilar.

Para ser um doador, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar igual ou superior a 50 quilos, estar em boa saúde e portar um documento de identificação com foto. Além disso, é necessário atender a outros critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Indivíduos que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis não podem realizar a doação.

A gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, destacou que também há impedimentos temporários para a doação. Pessoas que fizeram piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação nos últimos 12 meses não podem doar sangue. Além disso, os candidatos não devem ter ingerido alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, além de terem dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.

A assistente social do Hemoal explicou que, para repetir a doação, é necessário aguardar um determinado período. Os homens devem esperar, no mínimo, dois meses, enquanto as mulheres devem esperar três meses. Grávidas ou mulheres que estejam amamentando não podem doar sangue.

Pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus ficam impossibilitadas de doar sangue por um período de 10 dias, contados a partir da recuperação. Já aquelas que tiveram contato com alguém infectado e não apresentaram sintomas da Covid-19 nos sete dias seguintes podem realizar a doação normalmente.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância das coletas itinerantes do Hemoal para facilitar o acesso dos alagoanos à doação de sangue. Ele enfatizou que muitas pessoas não têm tempo de deslocar-se até as unidades fixas do Hemoal, e as coletas externas oferecem a oportunidade de pessoas que trabalham em período integral doarem sangue.

As ações itinerantes do Hemoal são estratégias fundamentais para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais e maternidades da região e possibilitar que mais pessoas se tornem doadoras. A doação de sangue é um gesto solidário e que pode salvar vidas.

Sair da versão mobile