BRASIL – Na Assembleia Nacional de Angola, Lula presta homenagem à Mãe Bernadete em evento marcado por emoção e reconhecimento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou uma homenagem à líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, durante seu discurso na Assembleia Nacional de Angola, em Luanda. Maria Bernadete, conhecida como Mãe Bernadete, foi assassinada a tiros no último dia 17 no Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia.

Lula destacou a coragem e a dedicação de Bernadete em defesa de sua comunidade na Bahia. O presidente ressaltou que ela foi vítima da intolerância daqueles que tentam silenciar os mais vulneráveis. Em seu discurso, Lula enfatizou a importância do combate à escravidão como um dos marcos mais importantes na luta pela liberdade e pelos direitos humanos no Brasil.

Além de homenagear Mãe Bernadete, Lula abordou o potencial de cooperação entre Brasil e Angola. Segundo o presidente, existe uma união entre os dois países na música, dança, capoeira, gastronomia e futebol, mas é possível ir além desse vínculo cultural. Lula mencionou a importância do combate à pobreza, promoção da inclusão social, educação de qualidade, saúde e fortalecimento da democracia e dos direitos humanos como objetivos primordiais.

Durante sua visita a Angola, Lula se reuniu com o presidente João Manuel Lourenço. Os dois países assinaram sete atos de cooperação em áreas diversas, incluindo o desenvolvimento agrícola de Angola. Lula afirmou que o Brasil tem condições de se tornar um grande parceiro de Angola, investindo no fortalecimento da agricultura e indústria, progresso científico e tecnológico, transição energética e proteção do meio ambiente e da biodiversidade.

Lula destacou o crescimento do fluxo comercial entre os dois países, que aumentou quase 65% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente ressaltou a importância de diversificar as trocas comerciais, atualmente concentradas em petróleo e bens primários. Nesse sentido, a criação da Câmara de Comércio Brasil-Angola, em junho deste ano, será fundamental para impulsionar a diversificação do comércio bilateral.

Angola é o único país do continente africano, além da África do Sul, com o qual o Brasil mantém uma parceria estratégica. O acordo foi assinado em 2010, durante o segundo mandato de Lula.

Após sua participação na Assembleia Nacional, Lula encerra sua agenda em Angola com um seminário com empresários dos dois países. O evento conta com a presença de uma delegação de cerca de 60 representantes de empresas brasileiras de diversos setores.

A visita de Lula ao continente africano começou na África do Sul, onde participou da 15ª Cúpula de chefes de Estado do Brics. Em seguida, o presidente esteve em Angola e, no domingo, estará em São Tomé e Príncipe para participar da conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Botão Voltar ao topo