Cada uma das homenageadas possui uma trajetória e contribuição significativas para a cultura alagoana. Mestre Vânia é conhecida por seu trabalho com fibra e papietagem, que utiliza elementos da cultura popular para construir objetos como chapéus de guerreiro e bumbas meu boi. Já Mestra Irinéia é uma das mais reconhecidas artistas da cerâmica popular brasileira, sendo Mestra artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005. Ela iniciou sua história com o artesanato no povoado quilombola Muquém, em União dos Palmares, e suas obras trazem referências da luta e das conquistas dos moradores da sua comunidade e do Quilombo dos Palmares. Por fim, Dona Morena Teixeira, a mais antiga bonequeira da Ilha do Ferro, tornou-se uma referência para quem deseja seguir esse ofício na região. Suas bonecas de pano enfeitadas e cheias de detalhes são um marco na história dos artesãos alagoanos.
Durante a sessão, as homenageadas agradeceram a deputada Fátima Canuto pelo reconhecimento e ressaltaram a importância da valorização da cultura alagoana. Mestre Vânia, por exemplo, afirmou que a cultura brasileira clama por apoio e destacou a importância dessa sessão para chamar atenção para a causa. Mestra Irinéia ressaltou que a homenagem é relevante por reconhecer o seu trabalho e afirmou que a arte melhorou sua vida. Dona Morena, representada na solenidade pelo professor Jairo Campos devido à sua idade avançada, foi descrita como uma mulher incrível, que possui conhecimentos e experiências que são repassados para as novas gerações.
Além das artistas homenageadas, estiveram presentes na sessão a deputada Rose Davino, o vereador Luiz Carlos, o presidente da Federação das Associações dos Artesãos do Estado de Alagoas, o secretário de Cultura de Pão de Açúcar, o presidente da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano, o secretário executivo de Políticas Públicas da Secult, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, familiares das homenageadas e representantes da cultura alagoana. A solenidade foi marcada por emoção e celebrou o legado dessas artistas para a cultura de Alagoas.