Além da entrega da escola reformada, também foi lançado o programa Ver e Aprender. O objetivo da iniciativa é oferecer exames oftalmológicos, cirurgias quando necessárias e entrega de óculos de grau para os alunos que apresentam problemas de visão. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Dantas e dos secretários de Estado da Educação, Marcius Beltrão, e da Saúde, Gustavo Pontes, que fizeram a entrega de 90 óculos de grau aos estudantes da escola.
O programa Ver e Aprender será realizado pelas secretarias de Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc). Os médicos responsáveis realizarão os exames oftalmológicos e, caso haja necessidade, indicarão o tratamento mais adequado para cada caso. O cronograma de exames será divulgado pelo Governo do Estado e ocorrerá nas próprias escolas, com uma estrutura montada pela Sesau. As solicitações serão inseridas no sistema de marcação de exames, para que os agendamentos sejam feitos e comunicados aos pais ou responsáveis pelos alunos.
O secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do programa não apenas como uma ação de saúde pública, mas também como uma iniciativa de inclusão social. Ele ressaltou a importância de garantir o diagnóstico, tratamento e óculos de grau, evitando a evasão escolar e proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos estudantes. Já o secretário de Educação, Marcius Beltrão, enfatizou que o Ver e Aprender auxiliará os estudantes na correção de problemas de visão, permitindo que todos tenham a perspectiva de um futuro promissor por meio de uma educação de qualidade.
O programa Ver e Aprender tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos profissionais de educação e fortalecer a aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino. Com a entrega da Escola Estadual Eduardo Andrade e o lançamento desse programa, o Governo de Alagoas reforça seu compromisso com a educação e a saúde dos estudantes do estado.