MACEIÓ – Prefeitura de Maceió colabora com estudantes na realização de projetos educacionais.

Os estudantes Luan Leite, de 14 anos, e Ketylly Vitória, de 15 anos, da Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim, localizada na Cidade Universitária, estão prestes a embarcar em uma experiência que certamente marcará suas vidas. Na terça-feira (29), esses jovens talentos conversaram sobre suas expectativas acerca da viagem para Ribeirão Preto (SP), onde irão competir nos Jogos da Juventude 2023, uma das maiores competições estudantis do Brasil.

Representando o estado de Alagoas, mais especificamente a capital Maceió, além de toda a escola, os estudantes contam com o apoio da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação. Eles partirão na madrugada da próxima quinta-feira (31) e ficarão em Ribeirão Preto até o dia 6 de setembro, com o objetivo de conquistar a vitória e trazer uma medalha para a rede pública municipal de ensino. Para Luan, que se dedica aos saltos à distância há sete meses, será uma experiência ainda mais especial, já que será sua primeira vez viajando de avião.

“Estou confiante de que tudo dará certo. É uma sensação indescritível representar Alagoas e nossa escola para todo o Brasil. Normalmente, treino três vezes por semana, mas quando é época de competição, treino todos os dias. Meus pais estão muito orgulhosos e me incentivam diariamente, isso me motiva”, declara o estudante, que também revela que seu maior sonho é ser campeão olímpico.

Ketylly também está vivendo essa experiência pela primeira vez, viajando de avião. Ela, que descobriu o esporte há um ano, competirá na modalidade de atletismo com o dardo e o disco. “Estou muito feliz. Minha mãe, padrasto e irmão estão orgulhosos de mim e já choraram de emoção. Isso me deixa muito feliz. Sinto um pouco de nervosismo, pois nunca sabemos o que vai acontecer, mas o coração sempre diz: você vai vencer, você vai vencer!”, comemora a atleta.

O professor de educação física da escola e treinador dos jovens atletas, Darlan Vieira, acompanhará os estudantes na competição. Ele está na unidade escolar há 16 anos e desenvolve o projeto Jogos Internos, a partir do qual esses dois talentos foram descobertos.

“O projeto é desenvolvido há mais de 21 anos. Temos consciência de que o esporte faz parte da formação do cidadão. Acredito que um cidadão só é completo quando vivencia outras experiências da educação, como cultura, arte e esporte. Portanto, acredito que esse projeto contribui para a formação. Sempre enfatizo: o esporte não se restringe apenas ao campo esportivo, eles também precisam se dedicar aos estudos. O esporte deve ser utilizado como uma ferramenta educacional e disciplinar, é uma espécie de guia para suas vidas”, destaca o professor, ressaltando que a viagem será uma experiência única para os alunos.

A professora de educação física e coordenadora técnica de esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Walkíria Ramalho, afirma que ações como essa despertam nos outros alunos o desejo de praticar atividades físicas e os incentiva a permanecerem na escola.

“É justo que estejamos aqui parabenizando esses dois jovens, que estão representando nossa cidade de Maceió. O apoio que a secretaria está fornecendo, dentro de suas possibilidades e devido ao curto prazo que tivemos, é de enorme importância, pois é por meio desses estudantes que podemos despertar em outros alunos o interesse pelo esporte e também incentivar nossos professores da rede. Nossos alunos aprendem o que é disciplina, compreendem que é possível alcançar um patamar mais elevado na vida e se dedicam mais à escola”, afirma Walkíria Ramalho.

Essa iniciativa da escola e do apoio governamental não só proporciona uma oportunidade de crescimento e destaque para esses jovens atletas, mas também serve como um exemplo inspirador para outros estudantes que sonham em alcançar seus objetivos e se destacar em suas áreas de interesse. A preparação física e mental necessárias para participar de uma competição de nível nacional são realçadas pelas palavras dos próprios estudantes e de seus treinadores. O esporte, quando utilizado de forma educacional e disciplinar, se mostra como uma ferramenta eficiente para a formação integral dos cidadãos.

Sair da versão mobile