De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do segundo trimestre ficou em 0,9%. O ministro ressaltou que, em janeiro, a projeção média do mercado era de crescimento inferior a 1%, o que significa que o país está com um crescimento três vezes superior ao que era esperado no início do ano.
Haddad enfatizou que esse resultado fortalece a agenda econômica do governo e que está à disposição das lideranças do Congresso Nacional para trabalhar na consolidação das medidas encaminhadas aos parlamentares. Ele ressaltou a importância de efetivar o Marco Fiscal e as projeções para 2024, destacando a necessidade de aprovar o conjunto de medidas para colher os frutos de uma melhoria da percepção da economia brasileira.
O ministro também mencionou o Marco de Garantias, que tem o objetivo de reformular as normas que regulamentam as garantias de empréstimos, visando reduzir o risco de inadimplência do devedor e, consequentemente, diminuir o custo do crédito. Ele afirmou que estão trabalhando em conjunto com a Câmara dos Deputados para aprovar essa reforma, pois acredita que ela poderá impulsionar o mercado de crédito no país.
Haddad ressaltou que, caso o Marco de Garantias seja aprovado, será possível incrementar o consumo das famílias, que estarão menos endividadas e com maior poder de compra. No entanto, ele ressaltou que os desafios ainda são grandes e que é necessário aprovar as medidas propostas, além de melhorar o ambiente político para que elas sejam analisadas com cautela e generosidade.
Em relação ao Orçamento, o ministro afirmou que a equipe econômica está empenhada em obter os melhores resultados possíveis e que, caso haja dificuldades, serão sugeridas medidas para corrigir eventuais frustrações. Ele destacou a importância das medidas enviadas ao Congresso, que são consideradas razoáveis e defensáveis, e que buscam corrigir distorções no sistema.
Para Haddad, a perspectiva é de melhoria do desempenho econômico do país no próximo ano, e ele expressou confiança nos resultados positivos que serão alcançados. No entanto, ressaltou que é necessário continuar trabalhando para aprovar as medidas e corrigir os problemas existentes, visando fortalecer ainda mais a economia brasileira.