Desde 2014, o Samu nas Escolas é realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com a participação de acadêmicos de várias universidades, como o Centro Universitário Cesmac, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Centro Universitário de Maceió (Unima) e o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).
Neste segundo semestre, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu capacitou 38 acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social para repassarem os conhecimentos aos alunos das escolas participantes. As aulas serão ministradas de forma lúdica, por meio de oficinas, abordando temas como queda, engasgo, choque elétrico e trotes.
As instituições de ensino interessadas em receber o projeto podem entrar em contato pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com e agendar com o Serviço Social do Samu. Ao final do projeto, será realizado um concurso de redação para premiar os seis melhores textos elaborados pelos alunos.
O coordenador do NEP da Central Maceió do Samu, Jordiran Soares, ressaltou a importância do projeto. Além de educar os alunos sobre primeiros socorros e trotes, eles se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para salvar mais vidas. Luiz Henrique Viana, aluno de 10 anos da Escola Municipal Gastone Beltrão, foi um dos contemplados para vestir o macacão de socorrista do Samu e expressou sua emoção com a oportunidade. Ele destacou que as aulas foram muito legais e fortaleceram sua escolha de se tornar médico.
O Projeto Samu nas Escolas continua sua atuação em Maceió, levando informações importantes sobre primeiros socorros e conscientizando os alunos sobre os trotes. A parceria entre o Samu e as universidades tem se mostrado eficaz na disseminação dessas informações e na formação de futuros profissionais da saúde comprometidos com o bem-estar da população.