ALAGOAS – Secretário de Atenção à Saúde do MS visita hospitais em Alagoas e conhece o Programa Bate Coração

No último dia 1º de setembro, o secretário executivo de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda Magalhães Júnior, visitou os hospitais Metropolitano de Alagoas (HMA) e do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, acompanhado do governador em exercício, Ronaldo Lessa, e do secretário de Saúde, Gustavo Pontes.

Durante a visita, Miranda percorreu áreas do HMA, como a ambulatorial, a de terapia intensiva e as enfermarias, ressaltando a megaestrutura do hospital, que foi inaugurado durante o auge da pandemia da Covid-19. O HMA oferece assistência ambulatorial para os alagoanos com problemas oftalmológicos, esclerose múltipla e sequelas da Covid-19, além de contar com uma unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e realizar cirurgias complexas, como a de cabeça e pescoço.

Em seguida, a comitiva visitou o Hospital do Coração Alagoano, que completou um ano de funcionamento no dia 1º de setembro. O diretor da unidade, Otoni Veríssimo, apresentou ao secretário o programa Bate Coração, voltado para o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). O programa tem como objetivo reduzir o tempo de resposta e otimizar o tratamento do IAM, interconectando a rede assistencial por meio de telemedicina e utilizando métodos como a trombólise e a angioplastia primária.

Durante a visita, Lessa destacou a importância da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado de Alagoas na gestão dos hospitais. Ele ressaltou que o Estado passou a receber um incremento mensal de R$ 33,6 milhões na verba de custeio das unidades gerenciadas pela Secretaria de Saúde, o que permite investir em infraestrutura, manutenção e custeio de novos programas.

Miranda afirmou que os novos hospitais de Alagoas seguem o mesmo padrão dos hospitais construídos nos grandes centros e que o Governo Federal está trabalhando em parceria com o estado. Ele destacou que no ano passado houve uma gestão federal negacionista, que abandonou a ciência e não ajudava os estados e municípios, mas que agora estão corrigindo esses prejuízos e compartilhando o financiamento dos hospitais.

Pontes explicou que a implementação do programa Bate Coração trará uma série de benefícios para os pacientes, profissionais de saúde, famílias e a sociedade em geral. Ele ressaltou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e que o programa permitirá a detecção precoce e o tratamento rápido do IAM, reduzindo a mortalidade e as sequelas.

A visita do secretário executivo de Atenção Especializada à Saúde do MS aos hospitais de Alagoas e a apresentação do programa Bate Coração demonstram o compromisso do governo estadual e federal em melhorar a infraestrutura e o atendimento na área de saúde no estado. O investimento e a parceria entre as esferas governamentais são fundamentais para garantir uma assistência de qualidade e uma maior capacidade de resposta em casos de emergências médicas.

Botão Voltar ao topo