Assembleia Legislativa de Alagoas presta homenagem ao músico Wellington Pinheiro Santos com a comenda Lêdo Ivo

Na última segunda-feira, 4, a Assembleia Legislativa promoveu uma sessão solene para homenagear o talentoso instrumentista e compositor Wellington Pinheiro Santos com a comenda Lêdo Ivo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à música alagoana. A solenidade, proposta pelo deputado Bruno Toledo (MDB), foi iniciada com a execução do Hino Nacional, realizado em ritmo de chorinho por ex-alunos do homenageado. Em suas palavras, o deputado afirmou que a homenagem é justa, pois Wellington Pinheiro é um músico excepcional, com uma trajetória marcante no Estado.

Bruno Toledo enfatizou o trabalho do homenageado na organização de festivais de música e seu acompanhamento a diversos artistas alagoanos, como Eliezer Setton, Geraldo Cardoso, Wilma Araújo, Wilbert Fialho e Francisco Moura. Além disso, o deputado destacou a obra musical de Wellington, que é amplamente admirada por quem aprecia música de qualidade. Em suas palavras, Toledo ressaltou a importância da união de duas figuras emblemáticas para a cultura alagoana: Lêdo Ivo, que dá nome à comenda, e Wellington Pinheiro, um dos artistas mais respeitados da música no estado. Segundo o deputado, a história de vida do homenageado representa muito para Alagoas e é um orgulho para o estado.

Emocionado, Wellington Pinheiro agradeceu a honraria e destacou que está vivendo um momento especial em sua vida. Vindo de uma família pobre e humilde, o músico expressou o orgulho de receber uma comenda tão importante, ressaltando que essa conquista é possível para todos, desde que haja esforço, trabalho e honestidade. Para ele, a música é mais do que um trabalho, é uma paixão.

Natural da cidade de Penedo, com 61 anos de idade, Wellington Pinheiro já teve a oportunidade de tocar com grandes nomes da música, como Nelson Gonçalves, Luiz Airão, Jamelão, Adilson Ramos, Odair José, Carlos Galhardo, Ademilde Fonseca (Rainha do Choro), além de ter trabalhado com humoristas como Chico Anysio e Zé Lezin, representando Alagoas na Feira dos Estados, em Brasília. Ele também foi homenageado na 13ª edição do tradicional Baile Vermelho e Preto.

Ao final da sessão solene, os ex-alunos de Wellington Pinheiro se apresentaram, demonstrando sua gratidão pelo ensinamento recebido. Eles tocaram músicas do cancioneiro popular brasileiro, de autoria de Nelson Gonçalves e Altemar Dutra, além do Hino de Alagoas em ritmo de chorinho. O próprio Wellington Pinheiro também brindou os presentes com um show particular, exibindo seu talento no cavaquinho, acompanhado por pandeiro de couro, trompete e violão de 7 cordas. Estiveram presentes na sessão a pianista Selma Brito, o compositor Marcos Costa, a produtora cultural Wedja Miranda, músicos alagoanos, além de familiares e amigos do homenageado.

Sair da versão mobile