Segundo Paes, o atropelamento de Kayky Brito expõe a necessidade de revisar a velocidade permitida em muitas vias da cidade. O prefeito considera absurdo que a orla, um espaço destinado à contemplação, lazer e paz, tenha um limite de velocidade de 70km/h. Ele ressaltou ainda que, independentemente das responsabilidades no caso específico, é inaceitável manter essa situação e determinou à CET-Rio que apresente ainda esta semana uma proposta de mudança no limite de velocidade na orla do Rio.
Além disso, Paes também afirmou que pretende avançar com mudanças semelhantes em outras vias da cidade. A intenção é garantir a segurança e o bem-estar dos pedestres, reduzindo o risco de atropelamentos.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, entre o período de 1º de janeiro de 2023 e 3 de setembro, foram registrados 1.956 atropelamentos por automóveis e 848 por motos na capital fluminense. Os números preocupam e reforçam a importância de medidas visando a segurança no trânsito, principalmente em áreas de grande circulação de pessoas.
A mudança na velocidade das vias é um assunto delicado que requer estudos e análises para evitar decisões precipitadas. É fundamental levar em consideração a infraestrutura das vias, as características do tráfego e a opinião de especialistas para garantir que as alterações sejam efetivas para a segurança dos pedestres e, ao mesmo tempo, não prejudiquem o fluxo de veículos.
Neste sentido, é positivo ver o prefeito do Rio de Janeiro se posicionando e buscando soluções para a questão. A revisão da velocidade nas vias da cidade é uma medida importante que, se bem planejada e executada, poderá contribuir para evitar acidentes e preservar vidas. Espera-se que as mudanças propostas sejam implementadas de forma responsável e tragam resultados positivos para todos os cariocas.