Vereador solicita adiamento das eleições de conselheiros tutelares em Maceió devido à ausência de urnas eletrônicas.

No último dia X, foi apresentado um requerimento na Câmara Municipal de Maceió pelo vereador Chico Filho (MDB), solicitando o adiamento das eleições de conselheiros tutelares na capital alagoana. O motivo alegado pelo vereador é o fato de Maceió ser a única capital do Brasil a realizar as eleições sem a presença de urnas eletrônicas.

O requerimento, assinado por diversos vereadores, foi encaminhado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com a sugestão de adiar a data do pleito do dia 1º de outubro para o dia 19 de novembro. Vale ressaltar que os vereadores não possuem a competência de alterar a data das eleições.

O vereador Chico Filho afirmou que o processo eleitoral está prejudicado devido à falta das urnas eletrônicas e afirmou que já conversou sobre o assunto com o Poder Executivo municipal, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

No entanto, Chico Filho destacou que a Comissão Eleitoral e o CMDCA são independentes e que houve um equívoco nas informações prestadas ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Ele explicou que o processo envolve de três a cinco mil eleitores em um único local de votação e que as urnas de lona inviabilizam o processo eleitoral.

Outro vereador, Marcelo Palmeira (PSC), ressaltou que há uma determinação de cumprimento de prazo em todo o país e que com a mudança de data, Maceió ficaria fora do calendário eleitoral. Palmeira defendeu que antes de tomar a decisão do adiamento, é necessário consultar a programação do TRE para verificar se será possível utilizar as urnas eletrônicas.

Palmeira também enfatizou a importância de fazer essa decisão com responsabilidade, considerando que as eleições de conselheiros tutelares estão cada vez mais se assemelhando às eleições de vereadores, e ressaltou a necessidade de garantir a presença das urnas eletrônicas, caso ocorra o adiamento.

O requerimento de Chico Filho foi discutido na sessão de hoje e aprovado por unanimidade. Agora, será encaminhado ao CMDCA para análise e deliberação sobre o adiamento das eleições. É importante aguardar a decisão do CMDCA, considerando todos os aspectos levantados pelos vereadores, para que seja tomada uma decisão responsável e que garanta a transparência e efetividade do processo eleitoral para os conselheiros tutelares em Maceió.

Botão Voltar ao topo