A capacitação abrange toda a equipe multiprofissional dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas. A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, destaca a importância desse treinamento para sensibilizar os profissionais de saúde a observarem as necessidades específicas da população em situação de rua durante os atendimentos.
Devido ao fato de esses indivíduos não possuírem residências e, muitas vezes, não terem documentos, é fundamental que recebam uma assistência igualitária. Por isso, é responsabilidade dos profissionais de saúde aprender a lidar com essa realidade, sempre buscando a melhor forma de tratar os pacientes nessa situação, segundo Elma Liliane de Araújo.
A primeira unidade a ser contemplada com a ampliação das capacitações foi o Hospital Geral do Estado (HGE), situado em Maceió. O objetivo é proporcionar uma assistência humanizada a essa população, que muitas vezes é marginalizada e necessita de cuidados específicos. Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, é essencial que os profissionais de saúde não tenham preconceito nem discriminação em relação às pessoas em situação de rua, para que possam atendê-las da melhor forma possível.
As capacitações estão sendo realizadas em diversos hospitais, UPAs e Ambulatórios 24 Horas nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca. O cronograma prevê treinamentos até o mês de outubro, abrangendo todas as unidades de saúde geridas pela Sesau.
A iniciativa visa melhorar a humanização no atendimento desse público, garantindo que recebam um acolhimento e atendimento de qualidade. Segue abaixo o cronograma completo das capacitações:
– 06, 11 e 12 de setembro: HGE
– 08 de setembro: UPA Arapiraca
– 13 e 14 de setembro: UPA Tabuleiro do Martins
– 18 de setembro: Hospital Metropolitano de Alagoas
– 19 de setembro: Hospital da Regional da Mata
– 20 e 21 de setembro: Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa
– 25 de setembro: Marechal Deodoro
– 26 e 27 de setembro: Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões
– 28 de setembro: Samu Maceió
– 04 e 05 de outubro: UPA Jaraguá
– 09 e 10 de outubro: UPA Cidade Universitária
– 16 e 17 de outubro: UPA Chã da Jaqueira
– 18 e 19 de outubro: UPA Marechal Deodoro
Essa iniciativa é de extrema importância para garantir que as pessoas em situação de rua recebam a assistência necessária e sejam tratadas com dignidade durante os atendimentos de saúde. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e respeitoso, atendendo às necessidades específicas desse público vulnerável.