MACEIÓ – Vigilância Sanitária de Maceió capacita profissionais para garantir segurança alimentar em unidades de acolhimento e assistência social

Na manhã desta quarta-feira (6), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu um importante treinamento direcionado a 35 profissionais que atuam em unidades de acolhimento, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

O objetivo do treinamento, que faz parte do planejamento da Visa, foi capacitar os profissionais para que possam oferecer serviços de qualidade à população no que diz respeito à manipulação, manuseio, armazenamento, distribuição e refrigeração de produtos consumidos pelos beneficiários. Dessa forma, busca-se diminuir os riscos à saúde daqueles que recebem atendimento socioassistencial.

A capacitação contou com a presença de Airton Santos, chefe especial da Visa, e Jádna Moreira, nutricionista da Gerência da Inspetoria de Alimentos, como palestrantes. Durante o evento, Airton Santos destacou a importância do treinamento na promoção da segurança alimentar da população que acessa os serviços socioassistenciais. Ele ressaltou que a disseminação das boas práticas, sobretudo no que tange ao armazenamento e manipulação dos alimentos, é fundamental para garantir a saúde da população atendida.

Durante o treinamento, foram reforçados os padrões sanitários em relação à higienização do ambiente e dos alimentos. Também foi enfatizada a necessidade de checar o prazo de validade e texturas dos produtos para os preparos adequados. Além disso, os profissionais da Visa ressaltaram a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança do trabalhador e a manipulação segura dos alimentos.

A capacitação ocorreu na sede da Visa e contou com a participação ativa dos profissionais envolvidos, que puderam tirar suas dúvidas e compartilhar suas experiências. A iniciativa evidencia a preocupação da Vigilância Sanitária de Maceió em promover ações que visem a qualificação dos serviços oferecidos à população mais vulnerável.

A Semdes, responsável pelas unidades de acolhimento, Cras e Centros POP, reforça seu compromisso em garantir a qualidade e segurança dos serviços socioassistenciais, e acredita que investir na capacitação dos profissionais é fundamental para alcançar esse objetivo. A Vigilância Sanitária, por sua vez, reafirma seu papel de zelar pela saúde da população e trabalhar em parceria com órgãos e instituições para a fiscalização e orientação das boas práticas sanitárias.

É importante que os profissionais recém-capacitados durante o treinamento apliquem os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia de trabalho, proporcionando um atendimento de qualidade e seguro à população assistida. A Visa continuará monitorando e orientando as unidades para garantir a manutenção dos padrões sanitários, contribuindo para a segurança alimentar da população de Maceió.

Botão Voltar ao topo