Desde o seu lançamento, o programa já beneficiou 31 bairros e 117 comunidades ou conjuntos habitacionais. Dividido em cinco frentes de atuação – Saúde da Mulher, Saúde Infantil, Saúde Mental, Saúde nas Grotas e Saúde Animal –, o Saúde da Gente tem o objetivo de levar atendimento médico para a população mais necessitada, melhorando assim a assistência prestada aos moradores de Maceió.
Na frente de Saúde Infantil, a equipe realizará atendimentos no Conjunto Luiz Pedro III, no Benedito Bentes. Serão oferecidos serviços como vacinação, atendimento pediátrico e psicológico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamento para unidades de saúde para a realização de testes do pezinho e da orelhinha.
Já a frente de Saúde da Mulher prestará assistência às mulheres da Grota da Alegria, também no Benedito Bentes. Os serviços incluem consultas clínicas e ginecológicas, exames de citologia e ultrassom, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.
A frente de Saúde Animal realizará atendimentos veterinários no Conjunto Luiz Pedro III, ao lado da tenda infantil. Serão oferecidas consultas, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos.
Os serviços da frente de Saúde Mental continuarão ocorrendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes e unidades de saúde.
A população que mora nas comunidades continuará recebendo os serviços de forma domiciliar, por meio da frente de Saúde nas Grotas. Nesta semana, serão beneficiados moradores das seguintes localidades: Nações Unidas (Tabuleiro do Martins), Grutão (Gruta de Lourdes), Comunidade Sitinho (Chã de Bebedouro), Poço Azul (Santa Lúcia), Caetés (Benedito Bentes), grota do Bolão (Farol), grota do Andraújo (Garça Torta) e Bela Vista 2 (Benedito Bentes).
As pessoas abrigadas nas unidades de acolhimento institucional de Maceió também serão atendidas pelas equipes do Saúde da Gente.
Além disso, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado na Ponta Verde, continuará oferecendo serviços de vacinação das 15h às 21h, de domingo a domingo, e demais serviços de saúde a partir das 9h.
Para ter acesso aos serviços de saúde, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão SUS.
O programa Saúde da Gente é uma iniciativa importante que tem levado atendimento médico para aqueles que mais precisam. É fundamental que a população aproveite essa oportunidade e busque cuidar da sua saúde.