BRASIL – Prazo para manifestação de estados e municípios sobre retomada de obras escolares do Pacto Nacional se encerra domingo.

O prazo para estados e municípios interessados em retomar a construção de obras escolares paralisadas ou inacabadas, que fazem parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, está se encerrando. Até as 23h59 deste domingo (10), os entes federativos têm a oportunidade de manifestar o desejo de retomar as obras, com o apoio financeiro e técnico do governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme estabelecido na Medida Provisória Nº 1.174, de 12 de maio de 2023.

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), por meio do FNDE, até o momento, 960 obras ainda não aderiram ao programa de retomada, das 3.641 identificadas. Os números constam no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), que aponta a distribuição das obras entre os estados. De acordo com o levantamento, os estados com maior número de obras passíveis de retomada são: Maranhão (609), Pará (492), Bahia (381), Ceará (248) e Minas Gerais (204).

A conclusão de todas essas obras poderá gerar cerca de 450 mil novas vagas nas redes públicas de ensino no país, com um investimento previsto de quase R$ 4 bilhões, entre 2023 e 2026, de acordo com o Ministério da Educação. O órgão destaca que este é o maior projeto de retomada de obras da história da educação e o objetivo é garantir que todos os estados e municípios tenham as condições necessárias para a conclusão desses empreendimentos.

As regras sobre as repactuações das obras no âmbito do Pacto estão detalhadas na Portaria Conjunta MEC/MGI/CGU Nº 82/2023. Além disso, os entes federados podem buscar esclarecimentos através do Balcão Virtual do FNDE.

É importante ressaltar que o FNDE disponibiliza a lista completa de obras por estado para consulta em seu portal. Os estados e municípios interessados devem se manifestar até o prazo final, a fim de garantir benefícios financeiros e técnicos para a conclusão dessas obras, que trarão um impacto significativo na expansão da oferta de vagas no ensino básico público do país. O prazo para adesão é curto, portanto, é fundamental a agilidade dos entes federativos em manifestar o interesse e aproveitar essa oportunidade de investimento em infraestrutura educacional.

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