BRASIL – “MetrôRio e CIEE oferecem 1700 vagas de estágio para universitários LGBTQIA+ em mutirão inclusivo”

Nesta terça-feira (12), a Estação Carioca/Centro do MetrôRio sediará um mutirão com o objetivo de oferecer 1,7 mil vagas de estágio exclusivas para universitários LGBTQIA+. Essa iniciativa inovadora é fruto de uma parceria entre o MetrôRio e o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE Rio). As inscrições estarão abertas das 7h às 18h e os interessados poderão se candidatar a partir do segundo período da faculdade, independentemente da área de estudo.

Para participar do processo seletivo, os candidatos serão avaliados levando em consideração sua capacidade técnica, habilidades analíticas e competências comportamentais. Essa ação faz parte do programa O CIEE em Movimento, que visa promover a inclusão em diferentes esferas, e conta com a parceria do MetrôRio em outras ações inclusivas que ocorrerão ao longo do ano.

Luiz Gustavo Coppola, CEO do CIEE Rio, destaca a importância dessa iniciativa, lembrando que a população LGBTQIA+ ainda enfrenta muita discriminação no mercado de trabalho. Ele ressalta que essa ação busca dar visibilidade aos talentos que muitas vezes são excluídos durante os processos seletivos.

Essa problemática da discriminação no ambiente de trabalho foi evidenciada em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn no ano passado. Segundo o estudo, 40% das pessoas da comunidade LGBTQIA+ entrevistadas já tinham sido vítimas de discriminação no trabalho. Além disso, metade dos heterossexuais entrevistados relatou ter presenciado situações de discriminação contra a população LGBTQIA+.

Vale lembrar que a sigla LGBTQIA+ engloba diferentes orientações sexuais e identidades de gênero que não se enquadram na normatividade heterossexual e cisgênero. Essa diversidade vai desde lésbicas, gays e bissexuais até pessoas transgênero, queer, intersexuais e assexuais.

Embora não haja um número preciso sobre a quantidade de pessoas que fazem parte desse grupo no Brasil, já que o Censo 2022 excluiu essa informação, estima-se que haja pelo menos 2,9 milhões de brasileiros que se identificam com sexualidades diferentes da heterossexualidade, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, realizada em 2019.

O IBGE também destacou que esse número pode ser subestimado, uma vez que a pesquisa não incluiu perguntas sobre identidade de gênero, o que impossibilitou a contagem de transexuais. É fundamental que a inclusão e o combate à discriminação sejam prioridades em todas as esferas da sociedade, garantindo igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Botão Voltar ao topo