O primeiro procedimento ao qual Bolsonaro foi submetido foi uma endoscopia, que teve como objetivo tratar sua doença do refluxo gastroesofágico. Em seguida, o ex-presidente passou por uma cirurgia de desvio de septo (septoplastia), turbinectomia (cirurgia para redução do volume dos cornetos nasais) e uvulopalatofaringoplastia, conhecida também como cirurgia do ronco.
O boletim divulgado pelo Hospital Vila Nova Star foi assinado pelos gastroenterologistas Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, pelo otorrinolaringologista Sergio Salomão Abdala Carui e pelo diretor-geral da unidade, Pedro Henrique Loretti. A equipe médica responsável pelo tratamento do ex-presidente fará uma nova avaliação no fim do dia para fornecer novas informações sobre o estado de saúde de Bolsonaro.
No mês passado, Bolsonaro já havia estado no Hospital Vila Nova Star para realizar exames de rotina. Na ocasião, o assessor de imprensa Fábio Wajngarten informou que os exames eram voltados para avaliar a condição clínica do paciente, especialmente em relação ao sistema digestivo, tráfego intestinal, aderências, hérnia abdominal e refluxo.
Desde o atentado que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro passou por pelo menos sete internações cirúrgicas e de recuperação. É importante ressaltar que não há informações sobre a necessidade da atual internação, mas espera-se que em breve a equipe médica divulgue novos detalhes sobre a saúde do ex-presidente.