BRASIL – Pesquisa revela que empresas brasileiras aumentaram investimentos no exterior nos últimos dois anos, apesar dos desafios econômicos internacionais.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC) revelou que a maioria das empresas brasileiras que atuam no exterior aumentou seus investimentos nos mercados externos nos últimos dois anos. O estudo contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo federal.

De acordo com o levantamento intitulado “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, divulgado na última terça-feira (12), 45,1% das empresas brasileiras internacionais aumentaram seus investimentos no exterior, enquanto 38,2% mantiveram os investimentos no mesmo patamar e 16,8% reduziram os investimentos.

No que se refere aos investimentos no Brasil, a pesquisa apontou que 56,9% das empresas entrevistadas aumentaram seus investimentos no país, 38,2% mantiveram no mesmo patamar e 12,1% reduziram os investimentos.

Foram ouvidas 237 empresas brasileiras internacionais, principalmente aquelas envolvidas com exportação ou que possuem subsidiárias no exterior. Entre as empresas pesquisadas, a maioria faz parte do setor de comércio (16,5%), seguido pela fabricação de máquinas e equipamentos (10,2%) e produtos químicos (7,1%).

No que diz respeito aos resultados financeiros no exterior nos últimos dois anos, 54,6% das empresas afirmaram que melhoraram, 27% mantiveram-se estáveis e 18,3% reduziram. Esses resultados são semelhantes ao que foi observado no mercado doméstico, em que 57,9% das empresas afirmaram que os resultados melhoraram, 22,4% permaneceram estáveis e 19,7% reduziram.

Quanto aos planos futuros das empresas, apenas 10,5% afirmaram que planejam diminuir suas operações nos mercados externos em que já atuam nos próximos dois anos. Os motivos para essa redução são atribuídos, em geral, aos impactos da pandemia da covid-19, à guerra na Ucrânia, ao aumento dos fretes, aos altos juros e à inflação.

Por outro lado, 64,4% das empresas pretendem expandir sua atuação nos mercados em que já estão presentes nos próximos dois anos. Segundo a pesquisa, as principais razões para essa expansão são as novas oportunidades no exterior, o crescimento do e-commerce, a consolidação de alianças e parcerias, a oferta de produtos inovadores, o investimento em qualificações técnicas e operacionais, e o maior reconhecimento da marca.

Essa pesquisa revela que muitas empresas brasileiras estão apostando no mercado externo e buscando oportunidades para expandir seus negócios. Apesar dos desafios enfrentados, como os impactos da pandemia e os altos custos logísticos, as empresas estão otimistas e dispostas a investir em novos mercados e parcerias para impulsionar seu crescimento.

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