O encontro começou com uma mesa redonda que abordou o tema “Cenário das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)”, com a participação da infectologista Sarah Dominique e das enfermeiras Cyndi Romão e Ana Rosa. Em seguida, a enfermeira Marcela Guimarães falou sobre o perfil dos Eventos Adversos do Estado de Alagoas.
Durante o evento, também foi destacada a importância da gestão da qualidade e gestão de riscos na área da saúde. As enfermeiras Bruna Guedes, Dayane Menezes e Fernanda Barros lideraram uma mesa redonda que estimulou os participantes a refletirem sobre o futuro da qualidade e segurança do paciente. Além disso, foram apresentados trabalhos científicos elaborados por profissionais da área.
A infectologista Sarah Dominique parabenizou os organizadores do evento, destacando o interesse dos profissionais em evitar eventos adversos que prejudicam o sucesso dos cuidados com os pacientes. Segundo ela, é essencial seguir com os protocolos estabelecidos, como a prática da Cirurgia Segura, a identificação correta do paciente, a prevenção de úlceras por pressão e outras lesões de pele, a precaução contra quedas, a higienização adequada das mãos e o uso correto dos medicamentos.
Entre os participantes do encontro, estava Vânia Ticianeli, coordenadora da Assessoria da Qualidade do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela ressaltou a importância da comunicação e da troca de experiências para resolver dificuldades e melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais.
No geral, o evento foi considerado um sucesso, proporcionando a união dos serviços de saúde e estimulando a reflexão sobre a qualidade e segurança do paciente. A participação dos profissionais da área e dos acadêmicos foi fundamental para fortalecer as ações e garantir melhores cuidados de saúde para a população.