Durante a visita, o técnico Robert Germano discorreu sobre a história do órgão e a sua missão, destacando os diversos programas ministeriais em execução, como a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrótoxicos (VSPEA), Vigilância em Desastres Ambientais, Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (VIGIPEQ) e Vigilância para Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (Vigiar).
Uma das partes mais interessantes da visita foi o conhecimento dos processos de monitoramento e fiscalização dos parâmetros sentinelas, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que são essenciais para garantir a qualidade da água e a segurança da população. O laboratório de análise de água também foi apresentado, com destaque para a análise organoléptica e o parâmetro de turbidez, proporcionando aos estudantes uma compreensão prática dos métodos utilizados na avaliação da qualidade da água.
A visita à Vigilância Ambiental de Maceió foi uma oportunidade valiosa para os alunos da Unima aprenderem e interagirem com profissionais do município que estão empenhados na preservação da saúde ambiental e no bem-estar da comunidade. Essa experiência e assistência dada pelo serviço público contribuíram para a formação acadêmica e profissional dos futuros médicos.
Essa visita também mostrou aos alunos a importância do trabalho realizado pela Vigilância Ambiental para a segurança da população em relação à qualidade da água e outros aspectos ambientais. Os programas em execução, como a Vigiagua, VSPEA, Vigilância em Desastres Ambientais, VIGIPEQ e Vigiar, são fundamentais para garantir a saúde daqueles que vivem em Maceió. Os alunos puderam perceber a relevância dessas ações e como podem contribuir para a melhoria da saúde pública no futuro.
Essa experiência educativa certamente deixou uma marca positiva nos alunos, que puderam ver de perto o trabalho realizado pelos profissionais da Vigilância Ambiental e entenderam a sua importância para a saúde da população. Com essa visita, eles puderam se conscientizar sobre o papel que poderão desempenhar como médicos na promoção da saúde ambiental e na prevenção de doenças relacionadas ao meio ambiente.