ALAGOAS – “Centro Xingó completa nove anos com práticas de referência para convivência com o semiárido”

O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, localizado em Piranhas, está celebrando nove anos de existência nesta sexta-feira, 15 de setembro. O espaço, fruto de uma gestão participativa entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), tem se destacado como referência em práticas sustentáveis para convivência com o semiárido.

O Centro Xingó desempenha um papel significativo ao fornecer suporte aos produtores na região do semiárido, por meio de tecnologias sociais que oferecem estrutura acessível e manejo sustentável para os agricultores. Com o objetivo de intensificar as práticas realizadas no local e torná-lo um centro de referência para outras instituições de Alagoas e de fora do estado, o espaço está passando por um processo de remodelamento, contando com a participação ativa dos membros do Comitê Gestor.

Recentemente, a Seagri realizou obras de reforma e ampliação da Casa do Mel, em parceria com a Prefeitura de Piranhas, Emater Alagoas e a Codevasf. O local agora proporciona aos apicultores acesso a máquinas e capacitações, além de ser utilizado por estudantes de diversas instituições para aulas práticas.

Além disso, o Centro Xingó vem promovendo e difundindo tecnologias sociais que contribuem para uma melhor convivência com as condições climáticas da região. Estão instaladas no local diversas tecnologias, como fogão agroecológico, canteiros econômicos, biodigestor, dessalinizador caseiro, barragem base zero, desvio automático e diferentes tipos de cisternas. Essas unidades demonstrativas replicáveis estão disponíveis para visitação de estudantes, pesquisadores e famílias agricultoras.

O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Piranhas também fortaleceu sua parceria com o Centro Xingó nos últimos meses, com o objetivo de ampliar as ações acadêmicas e extensionistas na região. O IFAL – Campus Piranhas realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Xingó, dentro da sala de aula e no campo.

O Centro Xingó foi pensado para quebrar paradigmas e trazer um novo olhar para o semiárido brasileiro, focando não na escassez imposta pelas condições climáticas, mas na abundância de riquezas socioambientais da região. Além de promover a troca de saberes e estimular soluções inovadoras em benefício de uma convivência promissora com o semiárido, o espaço também funciona como um ambiente favorável para a articulação de parcerias entre instituições, pessoas e comunidades.

Com nove anos de existência, o Centro Xingó continuará transformando a vida das pessoas e contribuindo para a promoção da convivência com o semiárido, cada vez mais importante diante das intensificação das mudanças climáticas. O espaço público está aberto para todos que desejam difundir conhecimentos, trocar saberes e fortalecer as comunidades na nova perspectiva de abundância, não de escassez.

Sair da versão mobile