Em Brasília, a cantora Mart’nália se apresenta a partir das 19 horas, mesclando as músicas de seu mais recente trabalho, “Sou Assim Até Mudar” (2021), a sucessos de sua carreira. Já em Curitiba, é Tetê Espíndola quem ocupa o palco da Caixa Cultural, com shows programados das 20 horas de hoje até domingo (17).
Além desses dois nomes, a programação abrange shows do grupo Franscisco, el Hombre, em Fortaleza; de Amaro Freitas e Zé Manoel, em Recife; da banda 14 Bis, no Rio de Janeiro; do multiartista Wado, em Salvador; e da cantora Ceumar, em São Paulo.
Para ampliar ainda mais o alcance dessas apresentações, a Rádio Nacional irá transmitir os shows de 14 Bis, Ceumar e Tetê Espíndola neste sábado à noite. A parceria com a emissora pública visa proporcionar acesso aos espetáculos a um número maior de pessoas.
Os shows já selecionados fazem parte de um investimento de cerca de R$ 30 milhões realizado pela Caixa Cultural. Ao todo, 171 eventos culturais foram escolhidos entre 7.727 propostas inscritas nas áreas de teatro, dança, música, cinema, artes visuais e vivências artísticas.
Além de patrocinar a produção artística, a Caixa também planeja expandir sua oferta cultural, inaugurando dois novos espaços culturais nas cidades de Belém e São Luís. A unidade paraense tem previsão de inauguração até 2025, com o intuito de preparar a cidade para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30). Já em São Luís, a inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2025, no centro histórico da capital maranhense.
A presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, destacou que essa retomada é um momento de celebração para o banco e que a nova programação cultural promoverá mais acesso à cultura, gerando emprego e renda.
Os interessados em mais informações sobre os espetáculos musicais e outros eventos artísticos podem consultar o site da Caixa Cultural. Os shows transmitidos pela Rádio Nacional poderão ser acompanhados no site da emissora, bem como nas frequências de rádio de diversos estados.
A retomada do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural promete trazer mais vida e diversidade cultural para o país, levando a riqueza das culturas brasileiras à sociedade de forma gratuita ou a preços populares. Com iniciativas como essa, a instituição contribui para fortalecer o cenário cultural do Brasil.