A iniciativa fez parte do projeto Nossa Praia, que foi ministrado pela Gerência de Educação Ambiental (GEDAM) do IMA. Além dos técnicos do órgão, diversas instituições parceiras e banhistas que estavam no local também se mobilizaram para a limpeza da praia. O mutirão contou com a participação do Coletivo Praia Limpa e da Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (Sedics), que realizaram diversas atividades durante o evento, como um alongamento inicial, oficina de pintura de ecobag, distribuição de sacolas biodegradáveis e sorteio de brindes.
O mutirão de limpeza teve a presença dos mascotes Doroty, uma tartaruga, e Astro, um peixe-boi, que representaram a fauna de forma lúdica. Cerca de 100 pessoas, de todas as idades, estiveram presentes e contribuíram para a ação. Até mesmo crianças participaram do mutirão, aprendendo desde cedo a importância das boas práticas ambientais.
Além de participar de iniciativas como essa, a população pode contribuir individualmente para a preservação do meio ambiente. É importante descartar os resíduos no local correto e se adequar ao consumo consciente, utilizando ecobags e recusando sacolas plásticas, por exemplo.
A ação na praia do Sobral contou com a parceria de diversas instituições, como o Coletivo Praia Limpa, a Sedics, o Paraíso das Águas, o Corpo de Bombeiros (Salvamento Aquático), o Grupo da Igreja Batista Renovada, a Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Trapiche da Barra (ASSCOMAT) e a Norvinco Embalagens.
Essa mobilização em prol do meio ambiente faz parte da programação do Setembro Verde e do World CleanUp Day, uma data celebrada no terceiro sábado de setembro, coordenada pela organização global Let’s Do It! World, que incentiva o trabalho voluntário em favor do meio ambiente.