A capacitação faz parte do cronograma de qualificações proposto pela Sesau para profissionais de saúde que atuam no acolhimento e cuidado das pessoas em situação de rua. A iniciativa busca estabelecer um atendimento mais humanizado e adequado às necessidades dessa população.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o SUS garante o atendimento universal a todos os brasileiros, e é compromisso da Sesau garantir esse direito constitucional, principalmente para os que se encontram em situação de rua. Além disso, o cuidado e acolhimento das unidades de saúde são essenciais para a garantia dos direitos básicos dessa população.
Segundo Gustavo Pontes de Miranda, com o acolhimento adequado e entendendo as necessidades específicas das pessoas em situação de rua, é possível criar um cenário de efetiva mudança e superação na vida desses alagoanos. O gestor da pasta da saúde ressalta que essa questão vai além da garantia dos direitos, é uma questão humanitária.
As capacitações terão continuidade nos próximos dias no Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, em Maceió. Em seguida, a Unidade de Pronto Atendimento de Marechal Deodoro será contemplada. E, nos dias 26 e 27 de outubro, será a vez do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, também em Maceió.
No dia 28, os servidores da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passarão pela capacitação. Já nos dias 4 e 5 de outubro, a equipe da UPA Jaraguá, em Maceió, será o público-alvo da iniciativa. As capacitações prosseguem nos dias 9 e 10 de outubro na UPA Cidade Universitária, nos dias 16 e 17 na UPA Chã da Jaqueira, e nos dias 18 e 19 de outubro na UPA Marechal Deodoro, onde serão encerradas as capacitações.
A ação promovida pela Sesau busca, assim, garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para acolher e oferecer um atendimento adequado para as pessoas em situação de rua, cumprindo o papel do SUS de garantir o acesso universal à saúde a todos os cidadãos.