ALAGOAS – Com vasta programação, Educação promove Semana da Pessoa Surda para celebrar e garantir direitos no Alagoas.

Na próxima segunda-feira (25), terá início a Semana da Pessoa Surda, um evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o objetivo de promover a inclusão social dos surdos. A ação é organizada pela Gerência Especial de Integração, Família, Comunidade e Rede de Proteção (Geirp).

A Semana da Pessoa Surda terá uma extensa programação que ocorrerá no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Profª Joelina Cerqueira (CAS), localizado no bairro de Jatiúca, em Maceió. O evento é alusivo ao Dia Nacional da Pessoa Surda, comemorado no dia 26 de setembro, e se estenderá até o dia 29, celebrando as conquistas e destacando a importância da acessibilidade linguística, do respeito e dos direitos das pessoas surdas em Alagoas.

Durante a semana, serão realizadas oficinas, atividades físicas, momentos de reflexão e confraternização entre os participantes. Flávia Barbosa, gestora do CAS, ressalta a importância do evento: “Nosso evento é feito para toda a sociedade. Com ele, lembramos à população em geral não apenas as vitórias da comunidade surda, mas também a luta para que essas pessoas acessem os seus direitos. Nesse sentido, eles podem contar com o CAS, que é um centro criado exclusivamente para atendê-los”.

Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (22), por meio dos links disponibilizados. A programação contempla diferentes atividades ao longo da semana, como atividade de planejamento e organização das ações, momento de reflexão sobre a importância do “Dia do Surdo”, participação em eventos organizados pela Associação de Surdos e entidades afins, atividades recreativas na areia, entrega de viseiras para alunos, oficinas de LIBRAS para ouvintes, entre outras.

A Semana da Pessoa Surda é um momento de conscientização e valorização da comunidade surda, destacando suas conquistas e a importância de garantir a inclusão e acessibilidade para todos. Com atividades diversificadas e uma extensa programação, o evento busca promover a valorização e o respeito às pessoas surdas, e reforça o compromisso do CAS Alagoas em promover a Língua Brasileira de Sinais e garantir o acesso aos direitos desses indivíduos.

Sair da versão mobile