O objetivo dessa capacitação é qualificar os profissionais que atuam no atendimento à população, garantindo uma assistência mais humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situação de rua. Durante os treinamentos, são abordadas estratégias e metodologias de trabalho para a promoção e efetivação dos Direitos Humanos.
A capacitação foi ministrada pela técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, a psicóloga Elma Liliane de Araújo. Durante a palestra, foram discutidos temas como a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPR), dignidade e inclusão, além da importância da humanização desde o momento de acolhimento dessas pessoas em situação de rua.
A coordenadora do Serviço Social do Ambulatório Noélia Lessa, a assistente social Juliane Pereira, enfatizou a importância desse treinamento para que os profissionais da unidade possam ter um olhar ainda mais humanizado. Segundo ela, um bom acolhimento proporciona segurança e confiança ao paciente, facilitando o estabelecimento de uma relação de parceria entre profissional e paciente.
Para o diretor do Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, Danilo Felipe, essa iniciativa é fundamental para aprimorar a qualidade do atendimento e garantir a satisfação dos pacientes. Ele ressalta que a unidade possui uma demanda muito grande de pacientes em situação de rua, por isso, é necessário que os profissionais estejam ainda mais atentos e sensíveis durante o atendimento.
Essa capacitação é um passo importante para garantir a igualdade no acesso à saúde para toda a população, inclusive aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ao capacitar os servidores, a Sesau está investindo no aprimoramento do serviço público, visando oferecer uma assistência de qualidade e humanizada para todos os usuários do SUS.