ALAGOAS – “Escola Estadual Graciliano Ramos é selecionada para conferência nacional de aprendizagem criativa com projeto inovador”

A Escola Estadual Graciliano Ramos, localizada em Palmeira dos Índios, teve um de seus projetos selecionado para a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa. Intitulado “Um mundo dentro da caixa: liga da inclusão, ciências, jogos e robox”, o projeto foi desenvolvido por duas estudantes da escola e será apresentado no evento que ocorrerá em São João del-Rei, Minas Gerais, de 12 a 15 de novembro de 2023.

A conferência, realizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei e o MIT Media Lab, contará com mais de 200 experiências de todo o Brasil e tem como tema “Saberes a compartilhar, caminhos a trilhar”. O objetivo do evento é promover uma educação mais divertida e prazerosa, por meio de palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações de trabalhos e exposições interativas.

O projeto “Um mundo dentro da caixa” consiste em uma caixa de jogos e outros materiais utilizados na perspectiva da aprendizagem criativa no ambiente escolar. Desenvolvido pelas estudantes Ana Sofia Tavares e Maria Roseane Conceição, o projeto inclui um conjunto de cartas de matemática, geografia e libras, um dominó voltado para o ensino da tabela periódica, jogos de raciocínio lógico, histórias em quadrinhos que retratam os membros da chamada Liga da Inclusão, e o Robox, um robô feito de material reciclável.

Segundo o professor Anderson Gomes, que orientou as alunas, a caixa engloba três aspectos: jogos, ciências e inclusão social. As atividades do projeto não se restringem apenas ao atendimento especializado, mas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioafetivas, psicomotoras, comunicacionais e linguísticas entre os estudantes.

O projeto já havia sido apresentado durante a 6ª edição do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, realizado em agosto deste ano. As estudantes estão animadas e gratas pelo reconhecimento e expectativas para mostrar seu projeto na Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Com essa conquista, a Escola Estadual Graciliano Ramos demonstra mais uma vez a criatividade e o talento dos estudantes alagoanos, que chamam a atenção de professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. Os resultados positivos do desenvolvimento de projetos como esse mostram a importância de promover uma educação mais dinâmica e inclusiva, proporcionando experiências enriquecedoras aos estudantes.

Sair da versão mobile