A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi uma das instituições pioneiras a inaugurar um centro universitário voltado à área de ciências contábeis. Esta data marca um marco histórico para a profissão no país, pois regulamentou o grau superior, de ciências econômicas e de ciências contábeis, sendo que anteriormente existiam apenas cursos técnicos na área.
Em Alagoas, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) parabeniza e agradece todos os contadores pelo trabalho excepcional na transparência financeira e econômica do Estado. Dezenas de profissionais atuam diariamente na Sefaz, com grande excelência e profissionalismo, contribuindo para o desenvolvimento cada vez maior do estado.
A contadora e auditora de Finanças e Controle da Arrecadação na Sefaz, Brenda Rocha, explica a importância do trabalho dos contadores e destaca que a função vai muito além de fazer o imposto de renda. Segundo ela, os contadores evidenciam o que realmente acontece na organização por meio de uma estrutura complexa de contas e registros, que resultam em relatórios e demonstrações contábeis. Esses documentos orientam os gestores sobre a composição do patrimônio, a situação dos ativos e das dívidas, a liquidez e outras informações relevantes para a tomada de decisão.
Além disso, os documentos emitidos pelos contadores nos mais diversos órgãos servem para que os cidadãos possam saber como os recursos arrecadados estão sendo aplicados pelo gestor público do seu estado ou município, fornecendo transparência e possibilitando a cobrança por políticas públicas efetivas.
Portanto, neste Dia do Contador, a Sefaz reconhece a importância desses profissionais e agradece a todos pelo trabalho excepcional na área contábil, que contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e para a transparência financeira em Alagoas. Parabéns, contadores!