ALAGOAS – Projeto Samu nas Escolas conscientiza estudantes de colégio em Maceió sobre primeiros socorros e trotes

No dia 22 de setembro de 2023, a Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu mais uma edição do Projeto Samu nas Escolas, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre primeiros socorros e trotes. A ação ocorreu no Colégio Monteiro Lobato, localizado no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.

O Projeto Samu nas Escolas é uma iniciativa realizada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2014, contando com a participação de acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social de várias universidades. Neste semestre, os acadêmicos das instituições Centro Universitário Cesmac, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário de Maceió (Unima) e Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) estiveram presentes.

Antes de realizarem as palestras e atividades práticas nas escolas, os acadêmicos recebem treinamento sobre primeiros socorros, orientados por uma equipe de profissionais do Samu através do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Durante a ação, os estudantes foram instruídos sobre acidentes com quedas, engasgos em adultos, crianças e bebês, choques elétricos e sobre os malefícios dos trotes. As apresentações dos acadêmicos foram realizadas em oficinas, utilizando métodos simples e de fácil compreensão para os alunos. Além disso, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer uma ambulância.

Um dos alunos participantes, Caio Ceryno Bernardes, de 15 anos, destacou a importância das informações recebidas sobre como desengasgar um bebê. Ele ressaltou que é preciso ter muito cuidado ao realizar as manobras, mas que agora se sente capaz de ajudar a salvar uma vida em caso de engasgamento.

A coordenadora pedagógica do Colégio Monteiro Lobato, Clarissa Tenório Ribeiro Bernardes, ressaltou a importância dos conteúdos trazidos pelo Samu para a formação cidadã e humana dos alunos. Ela destacou que é fundamental que os estudantes tenham uma educação integral, que englobe a cidadania, e o Projeto Samu nas Escolas contribui para isso.

O coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, ressaltou que o projeto tem contribuído efetivamente para melhoria da qualidade de vida da população alagoana, ao apresentar temas que promovem a conscientização sobre a vida e ajudam a salvar vidas.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Ponte de Miranda, também destacou a relevância do Projeto Samu nas Escolas, afirmando que ele é uma ação cidadã que contribui para melhorar a qualidade de vida da população. Ele ressaltou a importância de conscientizar sobre os trotes, pois quando os socorristas são chamados falsamente, perdem tempo que poderia ser utilizado para ajudar quem realmente precisa de socorro.

Botão Voltar ao topo