Com o intuito de proporcionar uma programação voltada para os produtores rurais, a Seagri terá um estande fixo no local. Durante os dias do evento, das 10h às 21h, técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) estarão disponíveis para tirar dúvidas, realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e emitir o CAF, documento que substituirá a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. Além disso, outros atendimentos também serão realizados.
As atividades durante a exposição terão início na quinta-feira (28), às 9h30, com a reunião da Câmara Temática do Leite e Derivados, que acontecerá no próprio Parque Mair Amaral. Durante a tarde, haverá um ciclo de palestras com técnicos da Seagri, Emater Alagoas e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). O ciclo terá palestras sobre planejamento alimentar do rebanho leiteiro, o impacto da Adeal na transformação dos laticínios em Alagoas e o papel da Seagri no fortalecimento da cadeia produtiva do leite e derivados no estado.
Na sexta-feira (29), a partir das 9h, as atividades seguirão com a Adeal em parceria com o Instituto Nacional De Processamento De Embalagens Vazias (InpEV), que realizará uma ação de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
Além disso, na sexta-feira também será realizada a entrega dos certificados do Curso de Inseminação Artificial promovido pela Seagri. O curso, que teve início na segunda-feira (25), no Parque Mair Amaral, conta com aulas teóricas e práticas e tem como objetivo capacitar pequenos produtores familiares, estudantes da área de zootecnia e medicina veterinária no processo de inseminação artificial.
A participação da Seagri na 40ª Expo Bacia Leiteira reforça o compromisso do governo no fortalecimento da agricultura e pecuária familiar. A programação voltada para os produtores rurais busca oferecer apoio técnico e informações relevantes para o desenvolvimento e melhorias dessas atividades no estado de Alagoas.