BRASIL – Campeã olímpica de vôlei com a seleção brasileira, Waleska Moreira de Oliveira morre em São Paulo. Causa da morte ainda é investigada.

A comunidade esportiva sofreu uma grande perda na noite de quinta-feira (21) com a morte da ex-jogadora de vôlei Waleska Moreira de Oliveira. A atleta, que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008, faleceu em São Paulo, aos 43 anos de idade. Atualmente aposentada, Waleska encerrou sua carreira na última temporada, defendendo o Praia Clube de Uberlândia.

A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. A Polícia Civil de São Paulo está investigando o caso, que ocorreu no bairro de Cerqueira César, na zona oeste da capital paulista. A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que a perícia já foi solicitada e que mais informações serão preservadas para garantir autonomia às investigações.

Waleska foi um dos grandes nomes da história do vôlei brasileiro. Além da medalha de ouro nas Olimpíadas, a central também conquistou a medalha de bronze em Sydney 2000. Ela foi tricampeã do Grand Prix, campeã dos Jogos Pan-Americanos de 1999 e vencedora da Copa das Campeões de 2013 com a seleção brasileira. Sua trajetória no esporte será sempre lembrada e reverenciada.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) emitiu uma nota oficial lamentando a morte da atleta. O presidente da CBV, Radamés Lattari, destacou a importância de Waleska e expressou solidariedade à sua família e amigos neste momento difícil.

Na madrugada seguinte à triste notícia, a seleção brasileira entrou em quadra no Japão para disputar um jogo pelo Pré-Olímpico. As jogadoras utilizaram braçadeiras em homenagem à ex-colega. A ponteira Gabi falou sobre a importância de Waleska como fonte de inspiração: “A Wal foi um exemplo de coragem, de resiliência, uma mulher forte. Ela fez parte de uma geração que me fez querer ser jogadora de vôlei”.

Thaísa, central da seleção, também lamentou a perda da sua ex-companheira: “A Wal era uma das mais experientes quando cheguei na seleção. Aprendi muito com a postura dela. Ela foi um espelho pela educação, o charme e a resiliência. Ela representou o Brasil lindamente. O esporte perde um grande ícone, uma representante de muito amor pelo voleibol”.

Waleska, natural de Belo Horizonte, teve uma carreira repleta de conquistas e defendeu diversos clubes ao longo dos anos. Entre eles estão o Minas, Rexona/Ades, São Caetano, Sírio Perugia da Itália, Murcia da Espanha, Zarechie da Rússia, Vôlei Futuro, Vôlei Amil, Osasco e Praia Clube. No Brasil, ela conquistou duas vezes a Superliga, três vezes a Supercopa, dois campeonatos mineiros e um Sul-Americano. Em homenagem à jogadora, o Praia Clube aposentou a camisa 1 utilizada por ela.

A morte de Waleska Moreira de Oliveira é uma perda irreparável para o vôlei brasileiro. Sua dedicação e talento dentro de quadra continuarão sendo lembrados e seu legado como atleta e ser humano deixará marcas na história do esporte.

Sair da versão mobile