A apresentação foi organizada pela Comissão de Apoio a Projetos do Curso de Ciências Contábeis (CAP) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e teve como tema principal “Registrando contas com a Juceal”. O encontro reuniu docentes, estudantes e profissionais da área contábil.
Durante o evento, os representantes da Junta Comercial destacaram a abertura e a baixa automática de empresas como os principais processos realizados por meio do Portal Facilita Alagoas. Segundo os gestores, apesar da facilidade do serviço, ainda há um baixo número de utilização por parte dos clientes da Juceal. Em 2023, foram registradas cerca de 2.100 aberturas e 1.200 baixas empresariais de forma automática.
A apresentação foi conduzida pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e pelo gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho. Durante o evento, Edmundo destacou a mudança de foco da Juceal, que deixou de ser apenas um órgão registrador e passou a atuar como uma plataforma única de registro e licenciamento de empresas.
O professor Marcelo Moreira da Silva, responsável pela coordenação do projeto para realização do evento, destacou a importância da participação da Junta Comercial na comemoração do Dia do Contador. Ele ressaltou que o evento já é tradicional no campus da Uneal em São Miguel dos Campos e que a Juceal foi convidada por se tratar de um assunto relevante para a área contábil.
Durante o encontro, também foi realizada uma simulação de abertura empresarial, proporcionando aos espectadores a oportunidade de compartilharem experiências. A contadora Iranise Paiva, ex-aluna do campus São Miguel dos Campos, elogiou a palestra e destacou a importância do evento para os alunos.
A Juceal é o órgão responsável pelo registro de negócios em Alagoas e também administra a Redesim no estado. Com os contadores como principais clientes, a Junta Comercial busca cada vez mais facilitar os processos de abertura e fechamento de empresas, trazendo agilidade e praticidade para os empreendedores alagoanos.