Com o objetivo de garantir a transparência e a lisura do processo de escolha dos integrantes dos Conselhos Tutelares das dez regiões administrativas de Maceió, a Comissão também convidou o Ministério Público do Estado de Alagoas e outros órgãos fiscalizadores para acompanhar essa etapa. A convocação foi divulgada por meio do Diário Oficial do Município.
Na cerimônia de lacração das urnas, somente os candidatos habilitados poderão participar, sendo vedada a entrada de acompanhantes. No entanto, a presença de advogados é permitida, desde que estejam devidamente identificados e com procuração.
Vale ressaltar que as eleições para os conselheiros tutelares estão programadas para ocorrer no dia 1° de outubro. Nesse sentido, qualquer cidadão com título de eleitor poderá votar em um candidato para a sua região. Serão escolhidos os cinco mais votados em cada região, totalizando 50 conselheiros tutelares.
Em Maceió, há dez regiões administrativas que abrangem todos os bairros da cidade. Os conselheiros tutelares da capital têm uma função importante no combate às diferentes formas de violação e crimes que afetam a população infantojuvenil.
Para conferir a lista completa dos locais de votação, acesse o link. Já para verificar os candidatos em quem você poderá votar, clique aqui. Caso tenha alguma dúvida ou necessite obter mais informações, acesse o site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Maceió (SEMDES), que disponibiliza seu endereço físico, telefone de contato e horário de atendimento.
É importante que todos os eleitores estejam bem informados sobre os candidatos e suas propostas, afinal, a escolha dos conselheiros tutelares é de extrema relevância para a garantia e a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Maceió.