Integrantes da secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) marcaram presença no 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Qualidade de Vida. O evento, que ocorreu em Brasília, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve como objetivo discutir melhorias para a qualidade de vida dos profissionais da área por meio de palestras e intercâmbio de boas práticas, com foco na saúde e vitimização.
A convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP/AL, o agente de polícia Emerson Moura, ministrou uma palestra sobre a atuação do setor no estado de Alagoas. Ele abordou a montagem da rede QualiVida de Alagoas e as ações que estão sendo implementadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Emerson Moura destacou o trabalho que tem sido realizado em prol da qualidade de vida dos agentes de segurança em Alagoas, que tem recebido elogios de todo o país. Ele mencionou a parceria com o Centro Universitário de Maceió Unima, em que foi iniciado um MBA em Gestão Política de Valorização do Trabalho da Segurança Pública, financiado com recursos federais. Além disso, foi promovida a 5ª Corrida de Rua da Polícia Civil como forma de demonstrar o cuidado com a saúde dos profissionais.
Além do chefe do Núcleo, também estiveram presentes no evento as coordenadoras das áreas temáticas de Melhoria da Qualidade de Vida da Polícia Militar, capitã Leidiane Santos; do Corpo de Bombeiros, coronel Ana Clara Lemos; e da Polícia Civil, agente de polícia Mariana Costa.
O encontro faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais da Segurança Pública (Pró-Vida), promovido pela Senasp. Diversos temas foram discutidos, como a promoção da saúde mental dos policiais, o papel das mulheres na segurança pública e o enfrentamento ao comportamento suicida nas corporações. Também foi debatida a regulamentação da transferência obrigatória de recursos do FNSP aos Fundos de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal.
O objetivo principal do encontro foi compartilhar boas práticas e políticas que contribuam para a valorização e o bem-estar dos profissionais da segurança pública em todo o país. A participação de Alagoas no evento demonstra o comprometimento do estado com a qualidade de vida de seus agentes, promovendo a troca de experiências e aprendizado com outros órgãos e instituições.