A demanda por profissionais capacitados na área do turismo tem sido um desafio para o setor em Alagoas. A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, afirma que a rede de hotéis e pousadas identificou uma carência de aproximadamente 50 mil profissionais que poderiam ser contratados imediatamente se tivessem a devida capacitação técnica.
Para atender essa demanda, a Setur criou o programa de capacitação, que tem como objetivo capacitar mais de 11 mil pessoas até junho de 2024. A previsão é que mais 16 hotéis sejam inaugurados até 2025 em Alagoas, o que aumentaria ainda mais a necessidade de profissionais qualificados no setor.
Os cursos são ofertados mensalmente e visam preparar os alunos para atuar em áreas como hotelaria, gastronomia, recepção, entre outros. A inscrição para os cursos do Sindhal pode ser feita pelo site da Setur, enquanto as aulas ministradas pelo Senac exigem matrícula presencial na sede da instituição em Maceió ou Arapiraca.
Para mais informações sobre os cursos oferecidos no mês de outubro e os pré-requisitos para inscrição, os interessados podem acessar o site da Setur. Além disso, a secretaria disponibiliza o número de WhatsApp 82 98833-9510 para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cursos ofertados.
Nos primeiros três meses de atuação do programa, já foram disponibilizadas mais de 2,4 mil vagas em 28 cidades de Alagoas. A expectativa é que o programa continue expandindo e capacitando cada vez mais profissionais para impulsionar o turismo no estado.
A iniciativa da Setur em oferecer cursos gratuitos se mostra estratégica para suprir a demanda do setor turístico local, além de proporcionar oportunidades de qualificação profissional para os alagoanos. Com a ampliação da oferta de profissionais capacitados, espera-se que a qualidade do atendimento no setor do turismo seja elevada e que a atração de turistas para o estado de Alagoas seja potencializada.
Essa iniciativa de capacitação profissional aliada ao crescimento do setor hoteleiro em Alagoas demonstra um compromisso do governo estadual em impulsionar o desenvolvimento do turismo e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico e social do estado.