Este plano representa o maior conjunto de ações já realizado em Alagoas para pacientes com câncer. A expectativa é que as filas de espera sejam zeradas através da implementação do plano, que será realizado com metas a curto, médio e longo prazo.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, os pacientes deverão aguardar o contato da Sesau para agendar a data de atendimento, não devendo comparecer às unidades sem serem convocados. O plano contará com consultas, triagem ambulatorial, exames complementares e tratamentos cirúrgicos.
De acordo com o assessor técnico da Sesau, Fernando Câmara, o SUS é responsabilidade de todos os entes públicos e, portanto, é tripartite. Assim, a União, os Estados e os Municípios têm uma cota de participação no financiamento e na execução de cada ação que integra a área de atenção em saúde.
O plano de ação visa socorrer os pacientes com câncer em Maceió, mas também atenderá a região de abrangência da I Macro Macrorregião de Saúde, que envolve diversos outros municípios do estado. Serão realizadas consultas de triagem nas Clínicas da Família, ampliação dos consultórios oncológicos no Hospital da Mulher, reforço da estrutura no Hemocentro de Alagoas e oferta de exames específicos nos hospitais.
Na parte relacionada aos exames de imagens, serão oferecidos exames de biópsia, mamografia, tomografia, ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia e ressonâncias em diferentes unidades de saúde. As cirurgias serão realizadas na rede Filantrópica Habilitada de Alta Complexidade, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, no Hospital Metropolitano de Alagoas e no Hospital Regional da Mata.
A perspectiva é que o plano seja consolidado em até 180 dias, mas o Estado de Alagoas pretende executá-lo em 90 dias. Essa ação representa um avanço significativo na atenção oncológica e no bem-estar dos pacientes com câncer, contribuindo para a melhoria da saúde pública em Alagoas.