Com a presença de profissionais de diferentes áreas da saúde, a coordenadora do programa, Denyse Lima, destacou a importância de se observar os múltiplos aspectos da vida do idoso durante o acompanhamento nos dispositivos de saúde do município. Atualmente, Maceió conta com uma parcela de 12% da sua população composta por idosos, cada um com suas demandas específicas.
“A ideia é estabelecer uma assistência que leve em consideração os diversos aspectos que impactam na saúde do idoso. Para que a assistência seja eficaz, é necessário analisar fatores sociais, de saúde, psicológicos, emocionais, nutricionais, entre outros. Somente assim poderemos identificar quais áreas da vida do idoso precisam de cuidado e traçar estratégias de intervenção efetivas”, explicou Denyse.
Durante o encontro, o médico geriatra Denis Melo ressaltou a projeção de que, até 2040, o Brasil terá 40% de sua população composta por idosos. Nesse contexto, ele enfatizou a importância de um cuidado multidisciplinar e integrado para garantir uma melhor qualidade de vida para esse grupo.
É fundamental olhar para o idoso de forma abrangente, considerando todos os aspectos da sua vida. Muitas vezes, a melhora da qualidade de vida não está apenas na medicação, mas em intervenções realizadas por outros profissionais e estratégias multidisciplinares”, ressaltou o médico.
Um dos momentos importantes do evento foi o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que detalha o instrumento de saúde e sua importância para o trabalho dos profissionais de saúde do município. A caderneta visa reforçar a instrumentalização dos profissionais durante o atendimento aos idosos, alertando para a importância de sua utilização em todos os atendimentos realizados nos equipamentos de saúde.
A capacitação contou, ainda, com atividades como ginástica laboral, promovida pelo Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), e apresentação musical do músico e compositor José Pontes, usuário de uma unidade básica de saúde da cidade.
De acordo com a estudante de enfermagem Isabele Cabral, que participou do evento, o público idoso despertou um grande interesse em sua formação e o encontro serviu para agregar ainda mais conhecimento. “Estou estudando o tema para o meu TCC porque percebo que os idosos necessitam de estudos e políticas que atendam suas necessidades. Estar aqui é um momento único para tirar minhas dúvidas sobre o assunto”, destacou.
O Dia Internacional do Idoso é celebrado anualmente em 1º de outubro, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas ao envelhecimento e destacar a importância de garantir o bem-estar e a qualidade de vida dessa parcela da população. A capacitação promovida pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Maceió reforça esse compromisso ao capacitar os profissionais para um cuidado multidimensional voltado para o público idoso.